Rua de Paradela inaugurada em Vilarinho

 

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, e o presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho, Jorge Faria, inauguraram, dia 18 de dezembro, a ligação do cemitério de Vilarinho a Paradela. A nova via tem uma extensão de 1,3 km e foi alvo de um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros.

 

“A ligação do cemitério de Vilarinho a Paradela faz parte de um conjunto de obras estruturais que a Câmara Municipal de Santo Tirso está a executar no concelho e que visam melhorar as acessibilidades e garantir a circulação em segurança”, explicou Alberto Costa durante o seu discurso.

 Para o autarca esta é “uma obra de grande relevância para a população, que vai garantir uma maior fluidez de trânsito e facilitar a circulação entre os diversos pontos da freguesia, mas também com os municípios vizinhos”.

 INVESTIMENTO MUNICIPAL RONDOU 1,5 MILHÕES DE EUROS

 A melhoria da rede viária municipal vai manter-se no futuro, e o presidente da Câmara deixou a garantia de que a beneficiação da EM 513, também conhecida por ligação da “Vim à Vim”, será uma realidade. “O projeto está a avançar e a obra será concretizada por fases”, assumiu.

 Na via de ligação entre o cemitério de Vilarinho e Paradela, o investimento foi de cerca de 1,5 milhões de euros e veio dar resposta a uma reivindicação antiga, referiu, por sua vez, o presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho, Jorge Faria. A obra, garantiu ainda, é uma das mais importantes para a freguesia e terá um “impacto importante na melhoria das condições de vida de muitas pessoas”.

 A intervenção decorreu em três fases e incluiu o alargamento e infraestruturação da estrada D’Abrego e Rua do Mosteiro; a criação de um novo arruamento, atravessando vários campos agrícolas e florestais, a pavimentação em betão betuminoso, a execução de áreas de circulação pedonal e de zonas de paragem de transportes públicos. Para além disso, foram ainda executados trabalhos de criação de muros de suporte, novas infraestruturas de abastecimento de água, saneamento, colocação de iluminação pública e sinalização vertical.

 A recém-inaugurada rua de Paradela tem uma extensão de 1,3 km.

Centro Social e Paroquial de Vilarinho contemplado pelo Programa PARES 3.0

“Fomos contemplados pelo Programa PARES 3.0, o que garantirá a comparticipação a fundo perdido de dois terços do nosso projeto de requalificação”, adiantou o pároco de Vilarinho, Felisberto Capela, durante a cerimónia de inauguração da rua de Paradela.

O pároco agradeceu o empenho do presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, na resolução de problemas de licenciamento que permitiram avançar com a candidatura e assegurou que a intervenção, orçada em cerca de 350 mil euros, “irá permitir resolver alguns constrangimentos atuais no edifício e alargar a capacidade de resposta do centro”.

O Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) destina-se a Instituições Particulares de Solidariedade Social e Instituições legalmente equiparadas que pretendam apresentar projetos que criem novas respostas sociais, com o objetivo de consolidar a rede de equipamentos sociais no território continental.

Partilhar