S. Bento das Peras deve ser referência nacional


Tomou posse esta noite no auditório Luís Lopes Guimarães em S. Miguel das Caldas o novo elenco  dirigente da Confraria de S. Bento das Peras. Nos discursos as palavras mais elogiosas foram dirigidas a José Armando Branco, presidente que terminou funções, "e que deixou a sua marca por onde passou", como salientaram os oradores. 


A Confraria recebeu Provisão Bispal (consentimento) para este ato de posse em documento assinado pelo Arcebispo de Braga,  D. Jorge Ortiga.

Mário José Oliveira, que prossegue no cargo de Presidente da Assembleia, salientou o trabalho dos ex presidentes Alfredo Ribeiro e de José Armando Branco reforçando que a ermida e santuário de S. Bento continuarão bem entregues.


José Armando Branco agradeceu à equipa que trabalhou consigo e disse que Xavier de Freitas era a pessoa mais indicada para assumir o cargo em prol do lugar mais bonito de Vizela.  Agradeceu a Victor Hugo Salgado todo o apoio prestado inclusive a obra em curso de colocação do novo telhado na capela.

José Armando acrescentou que S. Bento deverá continuar a merecer o carinho de todos os vizelenses. 

UM S. BENTO QUE SE IDENTIFIQUE

COM A NOVA CIDADE QUE NASCEU

Xavier de Freitaz fez um discurso fantástico sem cábulas que rasgou largos aplausos.

O  novo Juiz da Confraria começou por recordar o quanto de bom o seu antecessor fez: "O sr. José Armando, que assumiu a presidência de forma inesperada após a morte do sr. Alfredo Ribeiro, deixou ficar a sua marca como tem feito por onde tem passado...colocou iluminação no Santuário que é visível desde cá de baixo da cidade, instalou o saneamento básico, colocou um sistema de vídeo vigilância, candeeiros novos, resolveu problemas que vinham de trás, instalou a cobertura do Santuário,  deixou-nos o caminho aberto para podermos trabalhar, etc. etc.. O sr. José Armando merece o nosso aplauso" - disse Xavier de Freitas. 


PROJETOS

O novo juíz da Confraria abordou o plano de intenções que a sua equipa quer ver executado: "fazer de S. Bento das Peras uma referência nacional tanto turística como religiosa, abrir novos arruamentos, trocar os eucaliptos por novas árvores, negociar os terrenos que ainda não pertencem à Confraria, fazer um reajuste à peregrinação, alterar o sentido automóvel em direcção ao Santuário,  criar novas casas de banho, uma nova casa de venda de recordações, parques de estacionamento, fazer recolha documental e histórica de S. Bento através duma equipa com Júlio César Ferreira à cabeça, criar a casa da Confraria com salas de reuniões e salão nobre, reforçar a iluminação, restaurar os bancos, etc, etc.

Xavier de Freitas acrescentou que a CSP espera a colaboração de toda a comunidade vizelense porque há muito e sempre haverá a fazer em S. Bento sem esquecer o apoio da Câmara e do seu Presidente Victor Hugo Salgado. 

O presidente da Câmara começou por agradecer a José Armando Branco todo o trabalho desenvolvido,  e também porque aceitou o seu convite para concorrer à presidência da União de Freguesias da cidade, motivo maior para declinar continuar à frente da Confraria. 

Victor Hugo Salgado disse que a Câmara tem feito uma aposta em S. Bento porque o Santo padroeiro de Vizela não é indiferente a qualquer vizelense fazendo parte da identidade da Terra.

O edil disse ter grande confiança na nova equipa e que esta pode contar com o apoio da Câmara na projecção de S. Bento para todo o País. 

A tomada de posse contou com representantes das forças vivas de Vizela e aindas dos párocos das paróquias de S. Miguel e Tagilde, P. Constantino e P. Cândido. 

Direção

JUIZ – Domingos Xavier Mendes de Freitas  

Vice-presidente – Miguel Fernandes Dias Miranda

Secretário – Fátima Ferreira Pereira

Tesoureiro – Manuel António Sousa Guimarães  

Vogal efetivo – Rui Manuel Ribeiro Dias

Vogais suplentes – Guilherme Carlos Magalhães Monteiro

– Cristiana Marina Bento de Oliveira

     – Carlos Jorge Ribeiro Miranda  

     – Carlos Filipe Oliveira Pedrosa  

     – Luís Orlando Vaz de Miranda

 

Conselho Fiscal

Presidente – Joaquim Manuel Fernandes Polery  

Vogais efetivos – Maria Goretti Teixeira Lopes Videira  

   – António Maria de Almeida Vasconcelos

Vogais suplentes

José Fernando Dias da Costa

Joaquim Manuel Martins Abreu

 

Assembleia Geral

Presidente – Mário José de Azevedo Oliveira  

Secretários – Manuel da Costa Abreu  – José Armando Ferreira Branco .


















Partilhar