MARIA JOSÉ PACHECO completa 90 anos


Historiadora vizelense nasceu em Vizela a 6 de Novembro de 1932.

Estudou no Liceu de Guimarães. 

Estudou filologia na Universidade de Letras de Coimbra. 

Foi Vice presidente da Juventude Universitária Católica Feminina. 


Foi professora no Liceu Carolina Michaelis. 

É autora dos livros Avicella — Antologia Sobre Seu Termo, (1984); Para a História de Vizela, Legado e... Outras Coisas Mais, (1987); Camilo e Vizela, com Três Cartas do Escritor (1990); A Rita Portuguesa, tradução com Virgínia Martins de Portuguese Rita, (1998); Em Vizela Num Natal de 1900, (2002). Colaborou em Álbum de Memórias do Ateneu Comercial do Porto (1869-1994), Porto 1995 e em Património e Indústria No Vale do Ave Um Passado com Futuro (2002) e Das Margens do Vizela – Memórias (2007).


Foi membro da Assembleia de Freguesia de S. João das Caldas durante três mandatos; Vereadora da Câmara Municipal do Porto com o Pelouro da Educação e deputada municipal de Vizela em Guimarães.

2007


Interviu em diversas ações públicas a favor da criação do Concelho. 

Proferiu várias palestras públicas sobre Camilo Castelo Branco e promoveu uma homenagem ao escritor no jardim Manuel Faria com o descerramento  de um memorial na presença duma bisneta do autor. 


Foi convidada para palestras culturais nas escolas do concelho de Vizela. 

Foi por proposta sua que foi atribuído o nome da poetisa Ana de Sá à rua que liga o Maquias à Ponte Romana.

É militante do Partido Socialista. Reside no Porto. 





Foi homenageada pelo Rotary Clube de Vizela, pela Câmara Municipal de Vizela, pela Comissão de Festas de Vizela com um carro alegórico  sua honra no Cortejo Vizela dos Tempos Idos, pela Junta de freguesia de S. Miguel das Caldas e pela Fundação Jorge Antunes.
Parabéns Maria José Pacheco.





Partilhar