Vizela é o concelho mais PS do distrito de Braga e o quarto do País


Se alguém duvida da fidelidade dos vizelenses ao Partido Socialista basta consultar os números das últimas eleições autárquicas, com recordes avassaladores, ou se quiser ficar mais atualizado basta consultar os resultados finais das eleições legislativas de ontem.


No distrito de Braga os 55,07 por cento de votos alcançados pelo Partido Socialista em Vizela não tiveram rival. Basta dizer que o segundo classificado no distrito a votar no Partido da rosa, está a quase sete pontos de diferença, no caso a Póvoa de Lanhoso com 48,62% e em 3⁰ lugar Cabeceiras de Basto, terra do presidente da Federação Distrital de Braga do PS, Joaquim Barreto, onde o Partido Socialista obteve 48,40 por cento.

Vizela, sem margens para dúvidas mantém-se fiel ao PS. Nas eleições de ontem, na única freguesia do concelho que não é do PS (Santo Adrião), também a vitória pertenceu ao Partido Socialista. 

NO PAÍS

Que concelhos tiveram maior percentagem de votos no partido que alcançou a maioria absoluta?  
1⁰ GAVIÃO (57,73%)
2⁰ CASTANHEIRA PERA (55,73%)
3⁰ BAIÃO (55,42%)
4⁰ VIZELA (55,07)

Refira-se que Baião é a terra de José Luís Carneiro, cabeça de lista do PS no distrito de Braga. Em Braga o PS venceu, subindo de oito para nove o número de deputados eleitos em relação às últimas legislativas e obteve mais 35 mil votos do que em 2019.

SOBRINHO DO CÓNEGO MELO

No distrito de Braga destaque ainda para a eleição inédita de um deputado do Chega, no caso Filipe Melo afilhado e sobrinho do falecido Cónego Melo, é de um deputado da Iniciativa Liberal, Rui Rocha.

O PS de José Luís Carneiro alcançou 9 deputados e o PSD de André Coelho de Lima  8.


A vizelense Irene Costa era 11ª da lista do PS e chegará a deputada em caso de alguma saída para o Governo (hipótese provável para José Luís Carneiro) ou registar-se alguma desistência. 

Partilhar