Ao volante, o telemóvel pode esperar


Entre os dias 15 e 21 de fevereiro, foram fiscalizados presencialmente em Portugal 51.112 veículos, tendo sido registado um total de 15.176 infrações, das quais 1.394 relativas ao manuseamento do telemóvel durante a condução.


A Campanha de Segurança Rodoviária “Ao volante, o telemóvel pode esperar”, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), decorreu nos dias 15 a 21 de fevereiro e teve como objetivo alertar os condutores para as graves consequências do manuseamento do telemóvel durante a condução.

Pela primeira vez, esta campanha contou com a participação dos serviços das administrações regionais das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, com competências atribuídas no continente à ANSR, conferindo assim um caráter verdadeiramente nacional à medida e completando o trabalho que tem sido realizado pelos comandos Regionais da PSP.

Inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2022, a campanha foi divulgada nos meios digitais e através de cinco ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização da responsabilidade da GNR e PSP, nas localidades de Lisboa, Bragança, Guimarães, Vila Pouca de Aguiar e Cova da Piedade. Idênticas ações ocorreram nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Na campanha foram sensibilizados condutores e passageiros, a quem foram transmitidas as seguintes mensagens:

- Os condutores que utilizam o telemóvel durante a condução são mais lentos em reconhecer e a reagir a perigos;

- A distração ocorre quando duas tarefas mentais, conduzir e utilizar o telemóvel, são executadas ao mesmo tempo, o que provoca lapsos de atenção e erros de avaliação;

- O uso de aparelhos eletrónicos durante a condução causa dificuldade na interpretação da sinalização e desrespeito das regras de cedência de passagem, designadamente em relação aos peões.

Para além da sensibilização presencial, a divulgação por parte dos media, designadamente dos canais televisivos, permitiu alcançar um público vasto e diversificado.

Durante as operações das Forças de Segurança, realizadas entre os dias 15 e 21 de fevereiro, foram fiscalizados presencialmente em Portugal 51.112 veículos, tendo sido registado um total de 15.176 infrações, das quais 1.394 relativas ao manuseamento do telemóvel durante a condução.


Partilhar