Foram queimados 231 vespeiros


No âmbito do combate à Vespa Asiática (Vespa Velutina), fazendo um balanço do ano de 2021, a Câmara Municipal informa que identificou e destruiu 231 ninhos em articulação com os agentes de Proteção Civil e com a colaboração de munícipes e Juntas de Freguesia ao nível da comunicação de ninhos identificados.

CARACTERÍSTICAS 

A vespa velutina é uma espécie diurna, com um ciclo biológico anual, que apresenta a sua máxima atividade durante o verão. A partir de fevereiro, os ninhos ainda existentes encontram-se danificados e sem qualquer tipo de atividade. 

A nova época de combate terá início a partir de maio/junho.

A Câmara Municipal considera ter atingido os objetivos nesta matéria, eliminando novos focos e prevenindo a dispersão da espécie a outras áreas, ajudando também à diminuição do impacto causado pela Vespa na saúde e no bem estar das pessoas, bem como a nível apícola.

A Autarquia alerta os munícipes para, no caso de deteção de ninhos de vespa velutina (vespa asiática), devem contactar a Câmara Municipal de Vizela através do número 253 489 630 ou por correio eletrónico (proteccao.civil@cm-vizela.pt), ou ainda através das respetivas Juntas de Freguesia.

Partilhar