Novo Arcebispo toma hoje posse


Dom José Cordeiro, sucessor de D. Jorge Ortiga toma posse esta tarde sob a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. 


"Novo Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas toma posse hoje, às 15.45 horas, na Sé Catedral. 

Amanhã dá início ao Ministério Pastoral, cerimónia a que vai assistir o presidente da República.

O novo Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, Dom José Cordeiro, toma posse esta tarde, na Sé Catedral. Amanhã, inicia o seu Ministério Pastoral, momento que será testemunhado por bispos de Portugal e da Galiza. Estará presente também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A tomada de posse vai realizar-se esta tarde, numa sessão apenas com alguns presentes, sendo uma cerimónia mais reservada. 

Para além do próprio D. José Cordeiro, participam na cerimónia o Núncio Apostólico, D. Ivo Scapolo, o administrador apostólico da Arquidiocese de Braga, D. Jorge Ortiga, o bispo auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida, e ainda o Cabido da Sé de Braga.

A cerimónia tem início às 15.45 horas. Nessa hora, o Deão e todos os Cónegos do Cabido irão receber o Arcebispo Eleito à porta da Sé, onde este beijará o Crucifixo e se asperge a si mesmo e aos presentes com água benta — a Arquidiocese no guião agora divulgado.

D. José Cordeiro será, de seguida, conduzido à Capela do Santíssimo Sacramento para um momento de adoração. Depois, na Sala Capitular, irá vestir os paramentos em conjunto com os presbíteros concelebrantes, os diáconos e os restantes ministros.

Depois de uma Procissão de Entrada e uma vez feita reverência ao altar, o Arcebispo Eleito de Braga dirige-se para a cátedra.



Depois do hino, senta-se e recebe a mitra. 

A seguir, “o Chanceler apresenta as Letras Apostólicas ao Colégio dos Consultores, lê e escreve a respectiva acta. Depois de uma saudação do Deão do Cabido, as Armas Arquiepiscopais de D. José Cordeiro serão colocadas na cátedra”, descreve o comunicado.

Por fim, o Cabido manifesta obediência e respeito ao novo Arcebispo Primaz.

No final da tomada de posse, pelas 17 horas, o novo Arcebispo primaz, dirige-se a pé da Sé até ao Museu Pio XII, onde vai dar a sua primeira conferência de imprensa.


Amanhã, o dia é dedicado à celebração do início do Ministério Pastoral de D. José Cordeiro como Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas. Vão estar presentes diáconos, cónegos (de Braga e Santiago Compostela), e bispos (de Portugal e da Galiza). Estará presente também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Após a Procissão de Entrada, a cerimónia segue formato normal de uma Missa.


Às 15.30 horas, o novo Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas vai descer a Rua D. Gonçalo Pereira a pé e ser recebido de novo pelos Cónegos na galilé da Sé Catedral.

A Procissão de Entrada é feita pela seguinte ordem: Turíbulo, Cruz e velas, Evangeliário, Diáconos, Cónegos, Bispos, D. José Cordeiro.

Após a Oração Pós-Comunhão, há um gesto simbólico do Deão para com o Arcebispo de Braga.

No final da eucaristia não há sessão de cumprimentos, devido à pandemia, estando ainda por confirmar se D. José Cordeiro fará uma saudação ao povo.


PADRE DESDE 1991

O novo Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas foi ordenado padre a 16 de Junho de 1991; até 1999 foi pároco, formador no seminário da diocese transmontana e capelão do Instituto Politécnico de Bragança, foi vice-reitor do Pontifício Colégio Português, em Roma, entre 2001 e 2005, ano em que foi nomeado reitor da instituição, onde se manteve até à sua nomeação para a Diocese de Bragança-Miranda, a 18 de Julho 2011, pelo Papa Bento XVI. Foi ordenado bispo a 2 de Outubro desse ano.

No passado dia 3 de Dezembro de 2021, foi escolhido pelo Papa Francisco para sucessor de D.Jorge Ortiga." NOTÍCIA CORREIO DO MINHO 



Partilhar