O som do pica pau do Parque das Termas


Vídeo onde vê e ouve o pica pau. JCF 

 


Quem já ouviu no Parque das Termas um barulho idêntico a uma máquina de furar (na posição martelo) interr8ga-se o que será. 
De facto trata-se de um pica pau, Ave pequena, mas com um bico de pedreiro, que, como o seu nome indica, pica os canos das árvores. 
É impressionante como esse som é audível em todo o Parque o que só  revela o poder da bonita e poderosa ave.
Muitos amantes da natureza (e sobretudo do Parque das Termas) como o nosso colaborador Júlio César Ferreira há muito tempo procuravam filmar o pica pau mas quem é  que o via? Ouvir é uma coisa ver é  outra.
Aliás,  dois dos vídeos que se apresentam aqui revelam o som mas não o músico. 
Finalmente Júlio César conseguiu filmar a simpática Ave que escolheu o Parque das Termas para dar música à quem o visita.
Ligue o som o seu aparelho e ouça os vídeos. 

Pica pau explicado no Wikipédia 

pica-pau-malhado-pequeno[1] (Dendrocopos minor) é uma ave pertencente à família dos pica-paus (Picídeos). É o mais pequeno dos pica-paus europeus, medindo cerca de 15 centímetros de comprimento.[2] Distingue-se pela plumagem alvadia do peito e negra, com barras brancas, no dorso, sendo que os machos também exibem uma mancha vermelha, à guisa de barrete, na cabeça.[2]

Como ler uma infocaixa de taxonomiaPica-pau-malhado-pequeno
Dendrocopos minor.jpg
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Aves
Ordem:Piciformes
Família:Picidae
Género:Dendrocopos
Espécie:D. minor
Nome binomial
Dendrocopos minor
(Linnaeus1758)
Dendrocopos minor MHNT

Esta espécie encontra-se presente em Portugal, especialmente a Sul do Tejo, frequentando zonas florestais bem desenvolvidas, mormente de sobreiros e carvalhos.[2] É uma espécie discreta, que se faz sobretudo notar pelas suas vocalizações agudas e repetidas.

Partilhar