Porcelana marca os 650 anos do Tratado de Tagilde


No âmbito da iniciativa #Portugal_UK650 - Comemorações dos 650 Anos da Aliança Luso-Britânica, a mais antiga aliança diplomática do mundo entre dois países em vigor, teve lugar ontem na

Embaixada Britânica em Portugal, a apresentação da bandeja criada pela Vista Alegre para assinalar esta efeméride.

Marcaram presença nesta iniciativa o Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado e o Presidente da União de Freguesias de Tagilde e Vizela S. Paio, António Ferreira.
Em 2022 e 2023 assinalam-se os 650 anos da Aliança Luso-Britânica, a mais antiga aliança diplomática em vigor no mundo, iniciada em 1372, em Vizela. Para celebrar a efeméride Portugal-UK 650 - Comemorações dos 650 Anos da Aliança Luso-Britânica, a Vista Alegre criou uma bandeja inspirada no brasão de armas que se encontra na Queen’s Chapel, no Palácio de St James em Londres.
O brasão nesta peça combina as armas de Portugal e do Reino Unido, rodeadas por rosas brancas, vermelhas e rosas Tudor. A Rosa Tudor, um emblema heráldico desta dinastia ainda hoje usado pelos monarcas britânicos, ostenta cinco pétalas vermelhas e cinco pétalas brancas. A Vista Alegre, que no passado criou serviços para a Rainha Isabel II e o Duque de Edimburgo, contribui para esta ocasião histórica, fortalecendo assim a sua relação com o Reino Unido.
As comemorações da mais antiga aliança diplomática do mundo entre dois países em vigor, já começaram com eventos em Portugal e Reino Unido.
Além da celebração das datas mais importantes - os 650 anos do Tratado de Tagilde, a 10 de julho de 2022 e do Tratado de Londres, a 16 de julho de 2023 – a iniciativa engloba outros eventos que se vão cumprir até 2023, tais como atividades de investigação, educação, cultura, de cooperação e sociais.
#Portugal_UK650 é uma iniciativa que teve a sua génese e tem a sua base na Universidade de Oxford, contando com apoio institucional das autoridades civis, militares e religiosas de ambos os países. Atualmente, Portugal-UK 650 - Comemorações dos 650 Anos da Aliança Luso-Britânica engloba mais de 50 instituições parceiras entre autoridades e sociedade civil.
Pode encontrar mais detalhes sobre as atividades realizadas no âmbito das comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica em: www.portugal-uk650.com

Partilhar