Programa Eco-Escolas de Vizela


 Ano Letivo 2021/2022

Programa Eco-Escolas da Escola Secundária de Caldas de Vizela

Resumo da reunião do Conselho Eco-Escolas do dia 25 de fevereiro de 2022 (presencial)

Estiveram presentes na reunião:

-A coordenadora do programa Eco-Escolas da ESCV

-14 alunos /delegados ambientais como representantes das suas respetivas turmas (7ºG, 10ºA, 

10ºB, 10ºE, 11ºA, 11ºB, 11ºC, 12ºD)

-1 elemento da Direção da escola (Conselho Geral)

-3 professores

-1 elemento representante dos Assistentes operacionais

-3 elementos da Câmara Municipal de Vizela (Vereadora da Educação, Engª Ambiental e Proteção Civil)

-1 elemento da Biblioteca Municipal de Vizela.


Ponto um- Apresentação do programa Eco-Escolas

• Foi apresentado o programa Eco-Escolas contextualizando-o com a Cimeira das Nações 

Unidas e enquadrado com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A 

apresentação centrou-se nos 7 passos do programa Eco-Escolas: 1-Conselho Eco-Escolas, 2-

Auditoria Ambiental, 3- Plano de ação, 4-Monitorização e avaliação, 5-Trabalho curricular, 6-Informação e envolvimento da escola e da comunidade local, 7-Eco-código. 

Foram apresentadas as grandes áreas temáticas a desenvolver: Resíduos, Água, Energia, Preservar e Regenerar/Espaços Exteriores.

• Foi apresentado, de forma breve, os trabalhos/atividades realizadas no ano letivo anterior que galardoaram, pela primeira vez a escola com a bandeira verde da ABAE, destacando o 2º prémio (150 eur em cartão FNAC) obtido por um grupo de alunas sobre a temática “O Ar que Eu Respiro”, pela elaboração de um jogo de correspondência cuja temática eram os poluentes atmosféricos. O prémio foi entregue às alunas na presença de todos.

Ponto dois-Apresentação da Auditoria ambiental 2021/2022 da ESCV

• Foram apresentados os resultados de um inquérito aplicado aos alunos da ESCV (Auditoria Ambiental). Os resultados alusivos a comportamentos contextualizados com as temáticas dos resíduos, da água e da energia, mostraram que 26% dos alunos não separam os resíduos em suas casas, que 34,6% não acertaram na ordem correta da política dos 3 R´s, que 21% dos alunos deixam a torneira aberta enquanto lavam os dentes, que 30% dos alunos deixam a luz acesa de um compartimento da sua casa quando não está a ser utilizado e que 53% dos alunos se deslocam para a escola em viatura privada.

Relativamente à temática dos Espaços Exteriores/Biodiversidade: Preservar e Regenerar, foi da opinião de 35,7% dos alunos que gostariam de ver mais bancos no jardim da escola. 

Cerca de 28,6% dos alunos, gostariam que na escola fossem plantadas mais árvores e instalados mais ecopontos e/ou ações de recolha de lixo. Sobre este último assunto, cerca de 73% dos alunos gostariam de participar em ação de limpeza do recinto escolar.

Ponto três-Discussão de propostas de resolução ambiental e plano de ação

• Foram analisados e discutidos planos e estratégias de implementação de ações no âmbito das temáticas: Resíduos, Água, Energia, Biodiversidade: Preservar e Regenerar/Espaços 

Exteriores. Para cada temática, analisou-se o diagnóstico, as metas a alcançar até ao final deste ano letivo, as atividades/ações a implementar, os intervenientes e a calendarização.

• Na temática dos resíduos, foram estabelecidas as seguintes metas: -Alterar a disposição dos caixotes de separação de resíduos (plástico/metal e papel-Ecobags) no interior do espaço escolar; Colocar no exterior da escola, caixotes de cor amarela e azul, assim como na cantina;-Aumentar o envolvimento da Comunidade educativa na separação de resíduos;-

Rentabilizar os resíduos orgânicos da cantina para o compostor da Escola;- Inscrever a escola no programa/desafio Geração Depositrão;-Iniciar programa de recolha de óleo usado, através da instalação de um oleão à entrada da escola.

• Na temática da Energia, foram estabelecidas as seguintes metas:-Desligar a iluminação das salas de aula que não estão no momento a ser utilizadas, assim como aproveitar a energia luminosa do sol através da abertura das cortinas das salas de aula;-Sensibilizar a comunidade escolar para os gastos energéticos (luz).

• Na temática da Água, foram estabelecidas as seguintes metas:-Sensibilizar a comunidade escolar, para evitar o consumo de garrafas de água de plástico, incentivando a bebida no bebedouros e utilização de uma garrafa reutilizável;-Envolvimento da comunidade escolar em campanhas locais/desafios Eco-Escolas em relação à água e sua preservação.

• Na temática dos Espaços Exteriores/Biodiversidade: Preservar e Regenerar, foram estabelecidas as seguintes metas:-Colocação de placas de identificação de espécies vegetais

do jardim da Escola;-Reestruturação da estufa da Escola;-Dar continuidade aos trabalhos da

horta biológica com a plantação de vegetais da época;-Voltar a comemorar “um dia sem 

carros”, apontando para o dia 27 de maio (dia que antecede o dia nacional da energia) para 

que a comunidade escolar faça a sua deslocação até à escola a pé/bicicleta/transporte público. 

Ponto quatro-Outros assuntos 

• Foi dada a informação da existência de um Orçamento Participativo das Escolas, ainda a 

decorrer, no qual os alunos poderão propor projetos do seu interesse e da escola;

• Foi dada a informação que a rádio escolar está a dar os seus primeiros passos, pelo que será 

um excelente meio de comunicação interna na escola de forma a divulgar as atividades do 

programa Eco-Escolas. Neste âmbito, a coordenadora divulgou a morada do instagram do programa Eco-Escolas da ESCV: eco_escolas.escv


👉A Coordenadora do programa Eco-Escolas da ESCV, Leonor Monteiro

Partilhar