Adjunto Adão Carvalho Bombeiro de Honra


Real Associação, de luto, traçou o perfil de um Bombeiro exemplar, do Quadro de Honra, que deixa a vida terrena. Adão Carvalho tem toda uma vida dedicada ao Serviço do Próximo. 

Nota do Quartel 

"É com profundo pesar que informamos o falecimento do Adjunto de Comando do Quadro de Honra, Adão de Sousa Carvalho. 

Adão de Sousa Carvalho, foi admitido no Corpo Activo da Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela, no dia dez de maio do ano de 1959, após concluir a recruta de bombeiro passou a bombeiro de 3ª no dia oito de maio do ano de 1960 sendo promovido com a categoria de bombeiro de 2ª no dia catorze de maio do ano de 1972 e a bombeiro de 1ª no dia um de março do ano de 1983, foi promovido com a categoria de subchefe no dia sete de maio do ano de 1986. 

Foi convidado para desempenhar funções de comando pelo Comandante Américo Oswaldo Fernandes, no cargo de Adjunto de Comando que, desempenhou com muita dedicação, abnegação e zelo, ingressando no Quadro de Honra no dia oito de outubro do ano de 2001.

Na sua ilustre carreira de Bombeiro esteve no Quadro Ativo desta Real Associação, durante quarenta e dois anos, cinco meses e doze dias e mesmo no Quadro de Honra sempre foi um voluntário de excelência no apoio incondicional aos bombeiros e à Real Associação, com uma presença assídua no quartel durante muitos anos. 

Na brilhante e incontestável carreira de bombeiro voluntário foi reconhecido e medalhado quer pela Real Associação, quer pela Liga dos Bombeiros Portugueses, tendo sido condecorado com a maior distinção honorífica o Crachá de Ouro. 

Homem simples e amigo, o que o distinguirá para sempre, pela sua sabedoria e fundamentalmente pela forma de ser e estar com os bombeiros, e pelos bombeiros. 

Um verdadeiro exemplo a seguir por todas as gerações, do que é ser BOMBEIRO. 

 Tendo-lhe seguido os passos nos bombeiros, algo que sempre o orgulhou, o seu filho atualmente o nosso 2º Comandante.  

Alguém que lutou sempre pela vida dos outros e que, infelizmente, se sentiu debilitado na necessária luta pela sua vida. 

Descansa em Paz 

A Direção e Comando

8 abril 2022

Partilhar