Hospital promove projeto na “Saúde Mental na Primeira Infância” 


O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães, EPE, promove o projeto “Saúde Mental na Primeira Infância”, o qual pretende priorizar a saúde mental das crianças entre os zero e os cinco anos de idade, aplicando um modelo de intervenção na pré-escola baseado na promoção de um desenvolvimento positivo focado na aprendizagem de competências emocionais e sociais e na identificação precoce de desvios no desenvolvimento.  


Este modelo mostrou ser muito eficaz a longo prazo, tendo as crianças revelado um melhor ajuste social e académico, com redução de casos de alterações de comportamento e de stress emocional.  

Este projeto reveste-se de uma primordial importância na promoção e prevenção da saúde mental nas sociedades futuras, tem um carácter interdisciplinar e está alinhado com as orientações da OMS e do Plano Nacional de Saúde Mental. 


O Serviço de Pedopsiquiatria do HSOG em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães realizaram, em janeiro de 2020, a primeira reunião com Educadores de Infância do Concelho de Guimarães para apresentarem o projeto “Saúde Mental na Primeira Infância”. Logo após a interrupção motivada pela pandemia, o Serviço de Pedopsiquiatria do HSOG, em articulação com a Câmara Municipal, com a CPCJ de Guimarães e com o Agrupamento de Escolas de Abação, retomaram o projeto, tendo realizado nos dias 5 e 12 de abril de 2022 a primeira ação de curta duração “Saúde Mental na Primeira Infância” para Educadoras, integrado no Centro de Formação Martins Sarmento, promovido pelo Agrupamento de Escolas de Abação e administrado pela equipa de Primeira Infância do Serviço de Pedopsiquiatria do HSOG. 


A ação de formação contou com a participação de 20 Educadores de Infância e realizou-se num ambiente de proximidade, focado no objetivo final de promover as melhores competências sociais e emocionais nas crianças e reduzir significativamente o impacto das dificuldades cognitivas, emocionais e físicas que a criança possa apresentar.

Pretende-se continuar a divulgar este curso a todas as Educadoras de Infância do Concelho de Guimarães, o que se traduz num grande benefício para a comunidade

Partilhar