FNA de S. Adrião na Taça Itinerante


No fim-de-semana de 14 e 15 de maio a Região do Porto da Fraternidade Nuno Álvares realizou o seu acampamento regional anua, em Romariz, concelho de Santa Maria da Feira onde simultaneamente foi disputada a Taça Itinerante. 

No acampamento, para além do Agrupamento 1048 de Romariz, estiveram presentes os núcleos de Alfena, S. Martinho de Bougado, Burgães, Cidade do Porto, Ermesinde, Fânzeres, Nogueira do Cravo, Oliveira Douro, Rebordões, Romariz e Vizela (Sto Adrião).  A Direção Regional de Braga, o Presidente Nacional, muitos outros escuteiros e familiares também marcaram presença em Romariz. 


Como habitualmente a manhã foi preenchida com as montagens de campo, tendo após o almoço ocorrido a cerimónia oficial de abertura, onde marcaram presença e deixaram a sua mensagem, o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, o presidente da Junta de Freguesia de Romariz, Nuno Rocha, o Vice-Presidente da Direção Regional de Braga, António Lima e o Presidente da Direção Nacional, Domingos Leal do Paço.


Ainda durante a tarde foram realizados os tradicionais jogos para a competição oficial, durante uma caminhada pela freguesia, onde os participantes puderam conhecer um pouco mais da beleza natural da freguesia feirense. 

Outro dos momentos altos do primeiro dia foi o Fogo de Conselho, além da partilha das emoções escutistas e pessoais vividas ao longo do dia, ficou marcado por uma magia difícil exprimir em palavras. 

No domingo, durante a Eucaristia os novos associados do Núcleo Cidade do Porto, realizaram o seu compromisso. Durante a cerimónia de encerramento, foi entregue a Taça Itinerante 2022 ao núcleo de Rebordões, o vencedor desta edição. Em 2023 cabe ao núcleo do concelho de Santo Tirso organizar a 25ª Edição do evento, 

“ É com enorme alegria que a Direção Regional vê a retoma das atividades da FNA em especial esta atividade da Taça Itinerante, que reúne habitualmente elevado número de participantes, que motivados pelo convívio, enriquecimento pessoal na descoberta de novos locais e suas gentes, de encontro com a fé e com o próximo, também pelo salutar desportivismo característico nesta atividade”, disse António Branco, Presidente da Direção Regional do Porto, acrescentando que “este foi um momento de viragem, ultrapassadas as limitações impostas pela pandemia, que desejamos seja de continuidade, um agradecimento a todos os que participaram e os parabéns aos vencedores, que terão a missão de organizar a 25ª Edição da Taça Itinerante”. 

 “Ser recebido em sua casa, de coração aberto e humilde na sua intimidade, com disponibilidade para dar atenção, dar carinho e contar ainda com a simpatia e disponibilidade das suas gentes, da autarquia, do CNE, em que envolveram todas as suas secções para preparar e servir um almoço convívio que faz repensar o termo banquete, é o maior privilégio de ser associado da FNA”, referiu Francisco Pinheiro, do Núcleo de Rebordões. “Jogar a Taça é brindar à amizade em tons de adulto com fins de partilha socioeconómico, cultural e religioso. Estará Rebordões a este nível? Lá, encontrar-se-á a resposta”, acrescentou Francisco Pinheiro. 

A Direção Regional deixa um agradecimento especial ao Município de Santa Maria da Feira, à Junta de Freguesia de Romariz e ao Agrupamento de Romariz pelo apoio prestado na realização desta atividade, assim como ao Presidente Nacional que se deslocou de Lisboa para estar com a Região do Porto, num dos seus mais importantes momentos do ano.


Partilhar