Jardim Sensorial inaugurado na escola














A União de Freguesias de S. Miguel e S. João das Caldas presidida por José Armando Branco, inaugurou ontem na Escola Básica de S. Miguel um Jardim Sensorial. Este jardim temático ensina as crianças a conhecer diversos tipos de materiais, a valorizar inertes como pneus, a socializar com a natureza e sua protecção. 
Olhar por dentro 
"Hoje o Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas de S. Bento-Vizela inaugurou o Jardim Sensorial, um local onde os conceitos chave são: a inclusão, sustentabilidade e dinâmicas de parceria com a comunidade. 

Um espaço de aprendizagem ativa, fora do contexto formal da sala de aula, onde todos poderão adquirir e consolidar aprendizagens, para além de desenvolver competências múltiplas. 

Pretendemos uma  Escola aberta à comunidade, uma Escola de Todos e para Todos. 

Tivemos o privilégio de enriquecer este jardim com o Projeto "Plantar uma árvore por um Mundo melhor" da empresa Polopiqué, enterrando uma t-shirt biodegradável e plantando uma árvore. 

 Contamos também com o Ten(i)s'Art da Fomento de ténis Norte de Portugal, reutilizando as bolas de ténis para vasos.

Texto e fotos publicados ontem no Facebook de Paula Lima


 

Jardim sensorial: conheça os benefícios para o corpo e a mente

Um jardim cercado de sons, aromas e texturas encanta, promove o bem-estar e aviva o sistema sensorial e emocional de quem os frequenta

UM JARDIM SENSORIAL DEVE CONTEMPLAR PLANTAS AROMÁTICAS, ESPÉCIES COM FOLHAS DE DIFERENTES TEXTURAS, FLORES COLORIDAS E FONTES DE ÁGUA (FOTO: CANVA / CREATIVECOMMONS)

Os nossos sentidos são mais diversos do que temos consciência. A percepção do mundo à nossa volta é um tanto complexa e interessante. Por isso, essa interação sensorial, quando estimulada, conecta-nos a lembranças do passado, aflorando em nós sentimentos de alegria ou de angústia, ou até mesmo uma saudade imensa de um tempo que nos marcou de alguma forma. Ao mesmo tempo, pode nos provocar sensações reais de prazer, incômodas ou até mesmo de calma, transportando-nos para experiências intensas.

REVISTA CASA E JARDIM 

Partilhar