Clube Turístico comemora 70 anos este domingo


Depois de S. Bento Santo Huberto. De regresso às evocações aniversariantes, o Clube Turístico e Desportivo de Vizela Caça e Pesca, fundado em 1952 por um punhado de vizelenses como Fonseca e Castro, Eduardo Cunha, Villas Boas, Rodrigo Pinheiro, José Freitas, todos já falecidos, vai promover no próximo dia 24 de julho a festa dos 70 anos de fundação e a evocação do seu patrono S. Huberto.

O clube presidido por Óscar Ferreira cumprirá um programa habitual com a romagem aos cemitérios da cidade, missa na capela de S. Bento das Peras, pequena procissão com o andor de S. Huberto (Imagem do Santo encontra-se numa pequena gruta entre penedos em frente à ermida de S. Bento) e o almoço convívio nas instalações do clube que ficam na encosta do Padroeiro de Vizela.

Durante estes 70 anos o Clube Turístico organizou torneios de tiro aos pombos e pratos, ralis de carros antigos, concursos de pesca, dispôs de equipas de hóquei em patins, de Minigolfe, entre outros eventos. As suas primitivas instalações localizavam-se onde se encontra hoje a Casa do Park e a Discoteca Park Club. 

Órgãos Sociais 2022-2023 do CTDV

ASSEMBLEIA GERAL

PresidenteMiguel Joaquim Almeida Cunha

SecretárioGabriel da Costa Vale

Vogal: Domingos Vieira Pedrosa

DIREÇÃO 

Presidente: Fernando Óscar Alves Ferreira

Vice-Presidente: José Eduardo Machado Cunha

Secretário, Adão Paulo Ribeiro P. Cunha

Tesoureiro: Bento Silva Monteiro

Vogal, António de Freitas Silva

Vogal, André Silva Castro

Vogal, Luís Amadeu Cunha Caldas

CONSELHO FISCAL 

Presidente: Armindo Amadeu Costa Fernandes

Secretário: Francisco Alberto Vilela Correia

Vogal: António Fernando Mendes Pinto.


SANTO HUBERTO 

Huberto (656 – 30 Maio 727) foi um caçador cristão que se tornou o primeiro bispo de Liège em 708.[1] É o santo padroeiro dos caçadores, matemáticos, oculistas e metalúrgicos. Conhecido como o "Apóstolo das Ardenas", ele foi chamado, até o início do século 20, para curar a raiva (doença) através do uso da Chave de Santo Huberto.[2]

Huberto foi amplamente venerado durante a Idade Média. A iconografia de sua lenda está emaranhada com a lenda do mártir Santo Eustáquio. Os Bolandistas publicaram sete primeiras vidas de Huberto (Acta Sanctorum, novembro, i., 759–930); a primeira delas foi obra de um contemporâneo, embora haja poucos detalhes delas.

Morreu em 30 de maio de 727 nas proximidades de um local de um lugar chamado Fura. No final da Idade Média, alegou-se que este lugar foi identificado como Tervuren próximo a Bruxelas, mas estudos recentes consideram Voeren (Fourons), um local muito mais próximo de Liège do que Bruxelas, seja o lugar mais provável.[3] Venerado como santo, sua festa litúrgica é no dia 3 de novembro.

Wikipédia 

Vogal: António Fernando Mendes Pinto

Partilhar