Depois dos Romanos as Francesinhas e os Xutos


Vídeo- A imensa multidão que esta noite acorreu a Vizela para assistir ao encerramento da Vizela Romana-Oculis Calidarum 2022 (Olhos de Água Quente), seguiu o ritual de uma cidade que abraçou um programa anual que visa fomentar o turismo através de várias festas a fazer recordar a célebre Vila vizelense dos anos 30 e 40 povoada de foliões vindos dos mais recônditos lugares de Portugal e da grande Colônia do Brasil. Daí que se entenda o nome de Hotel Cruzeiro do Sul, Hotel Sul Americano, o Café Brasil,  o Café Brasileiro, etc. de afamados negócios que por cá tiveram lugar. Avé.






É sustentado nesse espírito recreativo de outrora, que Vizela abraçou e abarcou inúmeras festas e comemorações nos últimos anos. Dizer se as mesmas tiveram o sucesso esperado, bastaria estar esta noite, ontem e anteontem no centro da cidade onde acorreram milhares de pessoas ao regresso da Vizela Romana realizada pela Comissão de Festas. 

Nestes três dias tratou-se de invocar as invasões romanas, no próximo, não as invasões francesas, que por esta pacata localidade também passaram em dias de chuva e de sol, mas sim essa iguaria denominada por "francesinha" à qual não faltará três boas sessões de fado onde Cuca Roseta é cabeça de cartaz nos dias 17. 18 e 19 junho.

No fim de semana seguinte, o Monte do Parque das Termas,  povoado de motoqueiros, recebe a banda de Tim, mais concretamente os Xutos e Pontapés noite de 24 de junho. 

E depois vem a romaria de S. Bento e as Festas da Cidade e outras coisas mais...

Partilhar