Incêndio no Castelo foi há dois anos

No dia 11 de Junho de 2020, Vizela acordava e entrava num pesadelo. Uma das alas do Castelo da Ponte, um dos maiores símbolos da luta de Vizela, ardia a olhos vistos.

Nessa data o imóvel encontrava-se em hasta pública predestinado para uma unidade 4 estrelas. À falta de candidatos o projecto seguiu outro caminho e daí nasceu a ideia do Museu da Mota e de outras valências para o local. Na última reunião da Câmara foi aprovado um empréstimo bancário de um milhão e oitocentos mil euros para dar vida ao Castelo que deixou de ter atividade há mais de três décadas depois de ter sido um Externato com várias salas de aulas. Nessa altura a sua propriedade era particular.  Depois da criação do concelho foi adquirido pela Câmara de Vizela. 

A notícia do incêndio do Castelo, que obrigou a segurar as paredes com vigas em ferro e a tapar com blocos de cimento todas as portas,  correu mundo.

As causas do incêndio não foram apuradas.




O que escreveu o Jornal de Notícias 

"Em poucos minutos, arderam décadas de história do concelho de Vizela, com o incêndio no Castelo da Ponte, ocorrido pouco depois das cinco da manhã.

Os Bombeiros Voluntários de Vizela foram alertados às 5.04 horas e mobilizaram 26 operacionais em seis viaturas. Apesar da prontidão da corporação, a existência de materiais de fácil combustão, sobretudo em madeira, fez com que o fogo progredisse de forma rápida e, à chegada dos bombeiros, o edifício já estava tomado pelas chamas.

Ainda assim, os Voluntários de Vizela conseguiram circunscrever o fogo à zona onde já deflagrava e, até ver, salvou-se a fachada. A parede visível do edifício vai ser alvo de uma avaliação por parte da Proteção Civil Municipal de forma a garantir que não existe perigo de derrocada. Até lá, a estrada que liga a rotunda do Lions Clube de Vizela e a Ponte D. Luís permanece encerrada por precaução.

No local, para além dos Bombeiros, esteve ainda a GNR de Vizela. A ocorrência deverá passar para a alçada da Polícia Judiciária de Braga, que vai investigar as causas do incêndio, uma vez que há fortes suspeitas de mão humana na ignição. É que o edifício, devoluto, já não tinha eletricidade instalada e a temperatura que se fez sentir durante a madrugada no concelho vizelense também não justifica o início do fogo.

O Castelo da Ponte, situado na freguesia de São João, é um dos edifícios mais antigos do concelho de Vizela. Foi mandado construir em 1905 por Armindo Freitas Ribeiro Faria para acolher os Paços do Concelho, o que nunca chegou a acontecer. O edifício é propriedade da Câmara Municipal de Vizela. No início do ano, a Autarquia colocou-o em hasta pública por 1,4 milhões de euros. Os interessados teriam que construir um hotel nunca inferior a quatro estrelas, mas não apareceu qualquer proposta.

Partilhar