Arcebispo quer voltar subir a S. Bento para o ano

 


"D. José Cordeiro, um arcebispo fantástico, quer voltar em 2023 a integrar a peregrinação de S. Bento das Peras. Ficou muito maravilhado com a fé e a grandeza deste povo" - as palavras são de Xavier de Freitas, juiz da Confraria de S. Bento das Peras. 

O Arcebispo da Arquidiocese de Braga e das Espanhas, tendo tomado posse este ano, particiou pela primeira vez nas festividades do Padroeiro de Vizela e celebrou a Eucaristia campal depois de ter encabeçado a extensa peregrinação debaixo de um sol escaldante. Foi a primeira vez, desde o início da década de 70 quando tiveram início as peregrinações, que um representante máximo da Arquidiocese bracarense incorporou a peregrinação, que percorreu cerca de quatro quilómetros sempre a subir, desde o centro da cidade de Vizela ao Santuário de S. Bento, espaço religioso com cerca de 500 metros de altitude ao nível do mar.

No final das celebrações, D. José Cordeiro almoçou no Restaurante Águia D'Ouro com autarcas e membros das igrejas administrantes do Santuário onde teve a oportunidade de provar o Bolinhol de Vizela uma das 7 Maravilhas de Portugal RTP.


Xavier de Freitas acrescentou que D. José Cordeiro já é um grande Amigo de Vizela e devoto e peregrino de S. Bento pelo que aguarda com ansiedade a disponibilidade do prelado para estar presente nas proximas festividades como o próprio mostrou vontade.

OBRAS PARA CONTINUAR 

Indagado se depois das festas as obras em S. Bento vão continuar,  Xavier de Freitas foi peremptório em dizer que sim: "Já se fez algumas coisas, mas há outras para fazer e as pessoas vão ver que não vamos ficar parados. Há um projeto para S. Bento que queremos por em prática, dar continuidade, e sabemos que temos o aval de todos os devotos de S. Bento. No próximo anos as condições serão ainda melhores" - disse.


Para o Juíz da Confraria foi muito positivo ter colocado em sentido único o circuito à volta do Santuário já que os peregrinos ganharam mais segurança e o próprio trânsito fluiu melhor.

MILHARES


O juíz da Confraria não pode especificar quantas pessoas subiram ao Santuário: "É impossível dizer. Sabemos que foram largos milhares. De sábado para domingo deixamos a capela propositadamente aberta e segundo relataram os seguranças,  os peregrinos que quiseram evitar o calor, começaram a chegar por volta das 4 horas da madrugada. E não mais pararam.  Estou feliz porque correu tudo muito bem". - remata Xavier de Freitas. 

Fotos cedidas pelo arquivo fotográfico de São Bento das Peras/ Autor Jorge Miranda.

Partilhar