Arcebispo vai participar a pé peregrinação de S. Bento

D. José Cordeiro, de 54 anos, telefonou ao Padre Cândido Magalhães, Reitor do Santuário de S. Bento das Peras, a transmitir-lhe a vontade de integrar a peregrinação de S. Bento das Peras que domingo sai da Praça da República pelas 8 horas.


Será a primeira vez que tão alta figura da igreja católica participa na peregrinação de S. Bento das Peras.

Esta é a primeira visita oficial de D. José Cordeiro a S. Bento das Peras. O Arcebispo de Braga e das Espanhas faz questão de encabeçar a peregrinação que a partir das 8 horas parte da Praça da República  montanha acima até ao Santuário onde à chegada celebrará a Missa Campal.  

O Juíz da Irmandade de S. Bento das Peras disse ao ddV que é uma enorme alegria contar com o Senhor Arcebispo no meio dos peregrinos de S. Bento das Peras: «D. José Cordeiro já é um dos nossos» disse Xavier de Freitas visivelmente feliz.

 Na manhã deste dia 3 de dezembro foi publicada a nomeação de D. José Manuel Garcia Cordeiro como novo arcebispo de Braga em Portugal. Desde julho de 2011 que era bispo de Bragança-Miranda. Substituiu D. Jorge Ortiga que presidia àquela arquidiocese desde 1999.

No sábado (16) a imagem de S. Bento desce em cortejo automóvel até à cidade para percorrer todas as freguesias do concelho. Recolhe à Igreja de S. Salvador de Tagilde, paróquia que este ano preside às celebrações em alternância com S. Miguel das Caldas.

São esperadas milhares de pessoas no domingo no Santuário de S. Bento, grande parte integrando a peregrinação. Em termos de afluência de romeiros e peregrinos, desde domingo à noite que S. Bento, Padroeiro de Vizela e da Europa, tem recebido milhares de pessoas. 

ARCEBISPO RECEBEU PÁLIO

No último domingo (10) o núncio apostólico em Portugal, D. Ivo Scapolo. entregou, na Sé Catedral de Braga, o pálio ao novo arcebispo de Braga, D. José Cordeiro.

A entrega do pálio objetiva o juramento de lealdade que os arcebispos fazem ao Papa e a seus sucessores. O pálio é usado por todos os Bispos Metropolitas, dizendo da autoridade que lhes cabe sobre todas as dioceses da Província Eclesiástica que coordenam. No caso da arquidiocese de Braga são-lhe sufragâneas as dioceses de Bragança-Miranda, Vila Real, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Lamego, Viseu e Coimbra. Em Portugal existem mais duas dioceses metropolitas: Lisboa (a quem se ligam as dioceses do centro e das ilhas) e Évora (que preside às dioceses do Sul).

Os titulares das dioceses metropolitas, como é o caso de D. José Cordeiro, exatamente por presidirem à Província Eclesiástica, assumem o título e nome de "arcebispos"; as dioceses metropolitas assumem o nome de "arquidioceses".

Partilhar