Correu bem recolha de alimentos para cães e gatos carenciados


Foram conseguidos 295,5 kg de ração e mais 122 latas de ração húmida pela Associação Coração Azul presidida por Adriana Almeida. Foram detetados animais sem vacinas, não castrados e sem chips.

No passado dia 23 de julho (sábado), da parte da manhã, o projeto da Coração Azul, "Patinhas Carenciadas", voltou à ação dois anos depois.
Desde o início que a Coração Azul trabalha neste programa com SCMV, que visa a entrega de alimentação para animais.


- Como se processa a descoberta de quem precisa de rações?
- A Misericórdia vizelense identifica os agregados familiares com comprovadas carências económicas, e que tenham animais de companhia a seu cargo. 

- E depois?
- A partir daí as famílias sinalizadas aceitam ou não integrar este programa. 

- Decorreu sempre dentro da normalidade?
- A pandemia covid-19 impossibilitou a realização das anteriores entregas pois também não permitiu que a Coração Azul levasse a cabo as habituais campanhas de recolhas de alimentos nos hipermercados.

- Quem beneficiou com esta vossa última iniciativa?
- Para esta campanha contamos 48 famílias que aceitaram integrar neste programa, mas só 32 compareceram na Casa das Coletividades de Vizela, para receberem a doação da alimentação. 

- Quantos animais têm essas famílias ao seu cuidado?
- Foram oficialmente contabilizados 84 animais de companhia distribuídos pelas 32 famílias.

- Quanta comida distribuíram?
- Foram distribuídos um total de 295,5 kg de ração (191,5 kg de ração seca de cão e 104 kg de ração seca de gato) e 122 latas de ração húmida.

- O que registaram de anormal?
- Nesta campanha, comprovamos que mais de 75 por cento dos animais de companhia, integrados neste projeto, não têm qualquer tipo de controlo veterinário, ou seja, não estão vacinados, não fazem a desparasitação, não estão castrados/esterilizados e não têm microchip. 

- Essa situação deixa-vos preocupados?
- Coloca-nos em alerta não só pelo bem estar destes animais de companhia mas também pela saúde e bem estar das famílias.
Constatamos também que, devido a grande parte destes animais não serem castrados/esterilizados, o número de ninhadas é bastante elevado.

- O que vão fazer?
- A Coração Azul, com ajuda dos seus parceiros, "trabalhará" para que estes problemas sejam minimizados e para que estas famílias possam ter acesso aos cuidados básicos para os seus animais de companhia de forma mais acessível.

Partilhar