Ex Pároco de Tagilde-S. Paio, Capelão do Papa celebrou hoje missa em S. Miguel de 25 anos de sacerdócio


Aquele que conhecemos da sua passagem pelas paróquias de S. Salvador de Tagilde e de S. Paio de Vizela como Padre Mário Rui, hoje Monsenhor Mário Rui, celebrou esta tarde missa comemorativa das suas bodas de prata de sacerdote, em S. Miguel das Caldas. 


Ladeado na Eucaristia pelo Padre Constantino, o Monsenhor Monsenhor Mário Rui Fernandes Leite de Oliveira, atualmente Capelão do Papa Francisco em Roma, teve um contato estreito com a paróquia de S. Miguel das Caldas e com o Padre Constantino no início da sua carreira sacerdotal, razão pela qual o motivou partilhar hoje junto dos paroquianos de S. Miguel tão importante data.


O templo de S. Miguel registou ainda grande presença de forasteiros, amigos de Mário Rui, que quiseram associar-se à feliz comemoração. 

Apesar de curta a sua passagem pelas paróquias de Tagilde e S. Paio, o padre Mário Rui Oliveira,  hoje Monsenhor, deixou imensos amigos que viram com alguma tristeza e saudade a sua transferência destas paróquias do concelho de Vizela para o Vaticano.

O padre Constantino deu-lhe um emotivo abraço de parabéns no decorrer da Eucaristia. 

BIOGRAFIA 

(Texto Vila Nova, Agostinho Fernandes)

O Monsenhor Mário Rui nasceu em Joane em 17 de Abril de 1973.

Em 1987, aos 24 anos de idade, foi ordenado como Padre, ocupando neste momento o cargo de Capelão de Sua Santidade, o Papa Francisco, desde 12 Novembro de 2012.

Licenciou-se em Teologia, pela Universidade Católica Portuguesa, tendo-se mais tarde doutorado em Direito Canónico com especialização em Jurisprudência, na Pontifícia Universidade Gregoriana. Efetuou também uma Pós Graduação em Teologia Pastoral na Universidade Católica Portuguesa e um Curso de Postulador para a Causa de Canonização dos Santos (2011).

O seu vastíssimo currículo ajudou-o a subir na hierarquia da Igreja até aos cargos que hoje desempenha. Assim, Mário Rui Oliveira foi Vigário Judicial Adjunto do Tribunal Metropolitano de Braga, Moderador da Cúria Diocesana, na Arquidiocese de Braga, Delegado do Prelado para a Formação do Clero, Delegado do Prelado para o Simpósio dos Padres, em Fátima, 2006, Pároco em duas comunidades paroquiais do Concelho de Vizela (Tagilde e S. Paio de Vizela) entre 1998 e 2000. Para além disso foi professor de Educação Moral Religiosa Católica no Instituto Silva Monteiro, S. Paio de Vizela, entre 1999 e 2000, Pároco  em Pároco em Parada de Tibães, em 2006, e Mire de Tibães, em 2006-2007, e colaborador da Rádio Renascença e da RFM.

Dada a sua progressão na Igreja Católica Apostólica Romana, atualmente, o Monsenhor Mário Rui Fernandes Leite de Oliveira exerce as mais diversas funções. Desde logo, é Chanceler do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, no Vaticano, Docente na Pontifícia Universidade Urbaniana, em Roma, Consultor da Comissão Histórica da Congregação da Causa dos Santos, Professor convidado pela Universidade Federal Fluminense, em Niterói, no Brasil, Professor da Faculdade de Teologia da UCP, em Braga, é membro do Conselho de Redacção da Revista Forum Canonicum, bem como da Revista Monitor Ecclesiasticus e é ainda  do Pe. Abílio Correia de Oliveira, na Arquidiocese de Braga.

Poliglota – domina fluentemente o Português, Inglês, Francês, Espanhol, Italiano e Latim -, os seus domínios de especialização incidem no Direito Canónico, na Jurisprudência matrimonial, no Direito Administrativo e Processual e na Beatificação e Canonização dos Santos.

Os atuais interesses de investigação incidem sobre a análise e repercussões do Livro V do Código de Direito Canónico (Bens Temporais da Igreja) na vida e ministério dos presbíteros da Igreja Católica, na receção da lei civil na legislação da Igreja Católica, na Concordata entre a Santa Sé e Portugal, no Acordo entre a Santa Sé e a Republica Federativa do Brasil, na Jurisprudência matrimonial, na Vigilância sobre a reta administração da justiça da Igreja e o Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, no Contencioso administrativo na Igreja e o Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, no Direito Concordatário e nas Causas de Canonização de Santos.

Em função dos seus interesses e das investigações que tem vindo a realizar, o Monsenhor Mário Rui de Oliveira produziu também uma extensa e diversificada  lista bibliográfica que percorre a Teologia, o Direito, a História, a Arte a Poesia."

Texto Vila Nova

Fotos interior igreja, Ana Marques 

Vídeo arquivo de Missa TVI em S. Miguel com o Padre Mário Rui. Ver aqui




Partilhar