Hospitais também precisam de sangue no Verão

A FEPODABES inicia Hoje a campanha de verão de apelo à dádiva de sangue nesta altura que está haver um rejuvenescimento da população de dadores.


Lisboa, 28 de Julho de 2022 –“TODOS OS DIAS SÃO NECESSARIAS 900 a 100 UNIDADES DE SANGUE – DÊ SANGUE NO VERÃO. 
É este o mote da campanha de verão que a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) que se inicia hoje na Praia da Vieira até ao dia 30 de Agosto, visando apelar a que os cidadãos continuem a dar sangue nesta altura do ano.” aproveitando o momento que muitos jovens estão a dar sangue pela primeira vez , é necessário fideliza-los e fazer com que cada dador faça a sua dádiva regular , assim duas vezes no ano “ refere Alberto Mota Presidente da FEPODABES “verifica-se um aumento na frequência relativa de dadores no grupo etário dos 18 aos 24 anos e a distribuição nos grupos etários mostra um rejuvenescimento da população de dadores” diz Alberto Mota .
No Verão os hospitais continuam a necessitar de sangue para dar resposta às necessidades dos seus doentes, motivo pela qual a FEPODABES apela a todos os cidadãos com mais de 18 anos, que tenham mais de 50kg e que sejam saudáveis façam a sua dádiva. “É muito importante que as pessoas façam a sua dádiva antes departirem param o gozo das merecidas férias e mesmo durante o período de férias ,pois mesmo no verão os hospitais têm necessidade de sangue”, refere Alberto Mota, presidente da  FEPODABES.
Com o intuito de ir ao encontro dos potenciais dadores, a FEPODABES leva a efeito uma campanha de verão entre os dias 28 de Julho a 30 de Agosto. Esta iniciativa vai  decorrer em vários locais e pretende ser um contributo adicional para reforçar as  reservas de sangue e componentes sanguíneos neste período de férias. A informação  sobre os locais oficias de recolha de sangue está disponível no site da FEPODABES em  www.fepodabes.pt

Vídeo promocional da campanha 




Colheitas de Sangue

Marinha Grande – 28 de Julho 15h00 às 19h00
Praia da Vieira – Junto a capela 
Sesimbra – 3 de Agosto 15h00 às 19h00 
Clube Grémio Sesimbrense 
Poceirão – 7 de Agosto 09h00 às 13h00   Antiga Escola Primária no Poceirão.
Almeirim - 9 de Agosto 09h00 às 13h00
Sede da RUTIS em Almeirim
 Vialonga – 10 de Agosto 15h00 às 19h00

Bombeiros Voluntários de Vialonga

Peniche – 14 de Agosto 09h00 às 13h00
                   16 de Agosto 15h00 às 19h00
Parques de Viaturas de Saúde - Bombeiros Voluntários de Peniche 
Seixal – 17 de Agosto das 15h00 ás 19h00
Siderurgia Nacional no Seixal 
Moscavide e Portela – 22 de Agosto 15h00 às 19h30
Bombeiros Voluntários de Moscavide e Portela
Foz do Arelho – 29 de Agosto 15h00 às 19h00
                            30 de Agosto 15h00 às 19h00
Centro Social e Recreativo da Foz do Arelho


“O verão é uma altura do ano em que a disponibilidade dos cidadãos para dar sangue é  mais reduzida, pelo que a FEPODABES decidiu promover esta campanha de verão para  dar o seu contributo para a manutenção das reservas de sangue”, diz Alberto Mota.  Este apelo à mobilização dos cidadãos tem também como objectivo “recordar que dar  sangue é um gesto benévolo e que pode salvar vidas”, conclui Alberto Mota.
Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue

A FEPODABES é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objectivo desenvolver uma actividade no âmbito da solidariedade social e humanitária no campo da dádiva benévola do sangue, promovendo a difusão da dádiva junto da população. A  FEPODABES tem ainda como objectivo cooperar com o Estado em tudo o que está relacionado e com a temática da dádiva benévola de sangue, representados os os seus filiados junto dos Serviços Públicos nos assuntos comuns e da sua competência específica.

Partilhar