José Alberto Oliveira inicia funções de Governador distrital

A cerimónia de Transmissão de Mandatos do Distrito 1970 do Rotary International, na qual José Alberto Oliveira iniciou formalmente as suas funções como Governador para o ano rotário 2022-2023, decorreu no dia 2 de julho na Aula Magna da Universidade Católica de Braga.






Num evento aberto ao som dos Bombos do Centro Novais de Sousa, marcaram presença rotários de vários pontos do país que quiseram partilhar o lema do novo ano rotário, que agora se inicia, “Imagine o Rotary”.

Salientou ser importante lembrar que o Rotary é uma organização de “clubes de serviço”, evocando o lema rotário em inglês “Service Above Self”. “O serviço em Rotary deve focar soluções que outras organizações locais não estão preparadas para oferecer, soluções sustentáveis, que vão muito além de ações pontuais de ajuda financeira”, referiu.

José Alberto Oliveira, no seu primeiro discurso como Governador, relembrou o contexto de mudanças globais em que se inicia mais um ciclo no Rotary International, em que pela primeira vez há uma mulher, em 117 anos, como Presidente, Jennifer Jones.

O novo Governador referiu ainda ser fundamental incluir as pessoas, vizinhos, líderes locais – rotárias ou não –, escutando-as, envolvendo-as e percebendo as suas expectativas, independentemente de cores de pele, religiões, etnias, culturas, orientações de género, graus de deficiência.

Salientou José Alberto Oliveira ser o Companheirismo um Valor do Rotary, e esta uma organização de paz, trabalhando todos por ela. “Sendo tudo tão efémero, que legado gostaríamos de deixar, pessoalmente?”, questionou.

Destacou que “o mundo ainda precisa de uma organização como a nossa, [o mundo] está a mudar, as pessoas estão a mudar […] e para isso são precisas pessoas diferentes. São elas que compõem os clubes”, pedindo a todos para relevar as falhas menores dos que estão juntos na jornada de “companheirismo, de serviço e até de sacrifício pessoal”.

“A flexibilidade”, continuou José Alberto Oliveira, “enquadra-se aqui na perfeição, faz parte do Plano de Ação do Rotary”, apelando a refletir a diversidade.

Após relembrar que a rigidez de algumas normas, de um passado longínquo, pode não ser adequada “aos novos tempos, às formas de vida atuais, mais digitais”, considerou que estar-se atento a isso “poderá mudar radicalmente a forma como as pessoas se juntam em clubes rotários para entrar em ação e causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e em todo o mundo.”

“A equidade e a inclusão são, por isso, fundamentais”, prosseguiu. “Tratar os outros de forma justa, escutando-os e envolvendo-os, fazendo-os sentirem-se parte do grupo, vai potenciar o nosso impacto, o nosso alcance e o envolvimento, a retenção, de todos os membros dos clubes.”

José Alberto Oliveira agradeceu a disponibilidade e o “enorme esforço em contexto desfavorável de pandemia” ao Governador que o antecedeu, Fernando Nogueira, presente no evento. “Com ele aprendi o verdadeiro sentido da palavra ‘dar de si antes de pensar em si’ e como se pode ser resiliente em Rotary diante de adversidades incontroláveis”.

Agradeceu aos restantes Governadores que o antecederam, referindo que “a construção da mudança assenta sempre no sucesso do passado, na melhoria contínua”. Reforçou que a Comissão de Estratégia e Continuidade, envolvendo os governadores anteriores, Eleito e Indicado, atuará para que nenhum trabalho seja perdido.

A parceria com o Distrito 1960 não foi esquecida por José Alberto Oliveira, tendo este agradecido ao Governador Vitor Cordeiro a abertura no sentido de desenvolverem vários projetos de trabalho conjunto.

“Juntos vemos um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e em todo o mundo. Esta inspiração do Rotary serve de mote para o lema deste ano rotário – IMAGINE O ROTARY – e para abraçarmos, de coração aberto, a Diversidade, a Equidade e a Inclusão enquanto trabalhamos, juntos, por um mundo melhor”, concluiu.

Pai, jornalista e empreendedor, José Alberto Oliveira tem-se dedicado a diversas associações culturais, sociais, humanitárias e ambientais, locais e nacionais, servindo no Rotary Clube de Braga-Norte desde 2012.

Houve ainda tempo para homenagear José Puig, do Rotary Club de Ermesinde, falecido com 59 anos, e anterior Governador Indicado para o ano rotário 2022-2023.


Partilhar