Milhares de pessoas subiram a S. Bento


Depois da pandemia, foi um regresso em grande das festas do padroeiro de Vizela que ontem tiveram o seu início e terminam no domingo.


A noite esteve bastante quente, o acesso dos peregrinos foi melhorado com a orientação do trânsito para sentido único, a fé em S. Bento é inabalável, fatores que contribuíram para que um mar de gente subisse, sobretudo ontem à noite, depois do horário laboral, até à ermida do Padroeiro de Vizela. 


À hora que este vídeo foi realizado (com as dificuldades que o baixo sinal de internet no local impõe), já o fluxo tinha baixado um pouco, todavia as imagens não deixam dúvidas de que foram largos os milhares de peregrinos e romeiros que de todo o concelho de Vizela e municípios limítrofes subiram à montanha sagrada implantada a cerca de 500 metros de altitude acima do nível do mar. 


O facto de nos últimos dois anos não ter havido qualquer evocação ou festa devido à covid-19, terá ocasionado um acumular de promessas e intenções dos peregrinos. Ontem à noite o Presidente da Confraria de S. Bento das Peras, dava mostras da sua satisfação com a aderência de tantas e tantas pessoas. 

Xavier de Freitas considerou que foram criadas nos últimos tempos mais condições para romeiros e peregrinos mas que os melhoramentos não irão ficar por aqui: "Este espaço está a crescer e será cada vez melhor" - disse.

O DIA

- A GNR esteve em grande número nas imediações do Santuário, nunca se viram tantos agentes, orientando o trânsito e pessoas. 

- Apesar do mar de gente que acorreu a S. Bento não se registou qualquer caso a merecer a intervenção dos Bombeiros que dispuseram de uma ambulância permanente perto da capela. Um carro patrulha com vários Bombeiros e o seu comandante Paulo Félix também estiveram no local por longo tempo.

- O dia era de alerta laranja, como tal não houve lançamento de foguetes, nem se fizeram churrascos. A únicas grelhas acesas tinham como missão apurar frangos, bacalhau  entrecosto, etc. para um restaurante habitual. 

- Este ano faltaram as tendas de alguns, pelo menos três, grandes restaurantes ambulantes junto à estrada perto da Cista. O espaço foi ocupado por automobilistas que ali estacionaram as suas viaturas. 

- Um novo espaço para estacionamento foi criado junto ao Penedo da Rosca. Apesar disso viam-se carros estacionados a longa distância do Santuário, desde a sede-bar do CCR de Montesinhos para cima.

- Pela primeira vez a missa de S. Bento, fora do domingo, foi celebrada no exterior no mesmo local onde domingo estará D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga e das Espanhas, a celebrar pela primeira vez. A Eucaristia foi celebrada pelo Padre Cândido Magalhães, pároco de Tagilde e reitor do S. Bento nos próximos três anos.  

- A nova orientação de trânsito deu mais espaço aos peregrinos. As muitas centenas de viaturas que subiram em simultâneo a estrada de S. Bento originaram uma fila ininterrupta desde o Santuário à cidade de Vizela e Polvoreira. 






Partilhar