São necessárias cerca de mil unidades de sangue por dia



A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) promove uma campanha a partir do dia 28 de Julho, visando apelar a que os cidadãos continuem a dar sangue nesta altura do ano.” aproveitando o momento que muitos jovens estão a dar sangue pela primeira vez , é necessário fideliza-los e fazer com que cada dador faça a sua dádiva regular , assim duas vezes no ano “ refere Alberto Mota Presidente da FEPODABES “verifica-se um aumento na frequência relativa de dadores no grupo etário dos 18 aos 24 anos e a distribuição nos grupos etários mostra um rejuvenescimento da população de dadores” diz Alberto Mota.

No Verão os hospitais continuam a necessitar de sangue para dar resposta às necessidades dos seus doentes, motivo pela qual a FEPODABES apela a todos os cidadãos com mais de 18 anos, que tenham mais de 50kg e que sejam saudáveis façam a sua dádiva. “É muito importante que as pessoas façam a sua dádiva antes departirem param o gozo das merecidas férias e mesmo durante o período de férias ,pois mesmo no verão os hospitais têm necessidade de sangue”, refere Alberto Mota, presidente da FEPODABES.

Com o intuito de ir ao encontro dos potenciais dadores, a FEPODABES leva a efeito uma campanha de verão entre os dias 28 de Julho a 30 de Agosto. Esta iniciativa vai decorrer em vários locais e pretende ser um contributo adicional para reforçar as reservas de sangue e componentes sanguíneos neste período de férias. A informação sobre os locais oficias de recolha de sangue está disponível no site da FEPODABES em www.fepodabes.pt.

Partilhar