Vizela de Antigamente

Ainda sem o Fórum Vizela e a Urbanização Nova Vizela, onde se encontra o quartel da GNR, o mercado e o multiusos, construídos, portanto com menos alternativas viárias, a rua Dr. Abílio Torres registava o maior movimento da então vila como atesta esta foto de finais dos anos 70.
Durante a semana centenas de trabalhadores, a grande maioria mulheres, deslocavam-se para as Confecções Garça Real, Caravela, GUI. Outros para as Sedas Vizela, Mundotextil, Empresa de Baixo, etc. entre outras empresas e a vetusta rua estava constantemente pejada de gente.
Ao domingo era o espaço de passeio de casais, eles com um pequeno rádio encostado ao ouvido ouvirem os relatos da Emissora Nacional, e de engates.
A rua Dr. Abílio Torres, sambodromo de cortejos profanos e religiosos, tem, ainda, uma mística invulgar, apesar dos novos espaços criados nas duas últimas décadas, como os referidos, a circular e outros, lhe tivessem aliviado um pouco o estatuto de artéria "obrigatória", ou a "risca ao meio" como alguns detratores pejorativamente a apelidavam em jeito de quererem diminuir o que já era grande. 

Partilhar