Militantes do PS constroem Moção Eleitoral de Ricardo Costa


A realização de uma Convenção concelhia em quatro espaços diferentes da cidade de Guimarães permitiu recolher muitos contributos dos militantes do PS para a elaboração da Moção de Orientação Estratégica que o candidato Ricardo Costa vai apresentar às eleições internas, que decorrerão na Escola Secundária Francisco de Holanda, no próximo dia 08 de outubro, entre as 12 e as 20 horas.


De seis debates distintos, resultou um alargado conjunto de ideias que devem nortear o PS de Guimarães nos próximos dois anos, no âmbito de assuntos relacionados com economia, digitalização, inteligência artificial e inovação, educação, ensino Superior e justiça social, organização administrativa do concelho, habitação, transportes e mobilidade, descentralização, cultura e turismo, saúde, desporto, tempos livres e vida saudável, bem como a relevância dos partidos políticos, o Partido Socialista em Guimarães e a Democracia.

“Ao longo dos últimos três meses, fizemos auscultação do território e reforçamos a participação do cidadão na construção de uma sociedade do futuro. Temos de ir ao encontro das pessoas e, nesse aspeto, esta iniciativa foi muita rica. Hoje, abrimos o debate, também, à sociedade civil, pois não podemos ouvir as pessoas apenas no período de eleições, pelo que estas iniciativas são para continuar”, realçou Ricardo Costa, que contou na Convenção com nomes como José Oliveira (Coordenador da Bosch), Carlos Martins (Diretor Executivo da CEC 2012), Filipe Fontes (arquiteto) ou Paulo Novais (investigador da Universidade do Minho).


“Trazer o tema da cultura para um debate partidário é pouco comum! O património é a nossa memória acumulada, mas temos de criar novas memórias. As pessoas de Guimarães devem estar orgulhosas da sua Capital Europeia da Cultura e, agora, é determinante continuar a ter novas experiências de cultura! Uma cidade é mais evoluída quanto mais cultas forem as suas pessoas”, afirmou Carlos Martins, que enalteceu a realização de uma convenção com uma dimensão ampla e plural. “Como sabem, fui eleito numa outra cidade por um outro partido! Esta capacidade de ouvir diferentes visões é que permite transformar territórios”, acrescentou.


A importância de Guimarães “saber relacionar-se com o mundo” foi destacada, também, por José Oliveira. “É uma responsabilidade política atrair projetos-âncora que tirem proveito do ecossistema numa relação que tem de ser recíproca”, disse o rosto da Bosch, enquanto Paulo Novais saudou a realização da convenção pela pertinência de “trazer temas da sociedade para a discussão política e partidária”. Filipe Fontes, por seu turno, valorizou o diálogo ao longo de todo o dia de sábado. “Saber ler a diversidade do território com soluções adequadas e à escala de cada freguesia é aquilo a que eu chamo de coesão territorial!”, afirmou. “Temos de estar à altura dos desafios que a sociedade nos coloca! Estamos a trabalhar numa lógica democrática, participativa, com proximidade e com estratégia”, concluiu Ricardo Costa, que agradeceu a participação e os contributos dos militantes.

 

O resultado deste debate vai permitir aperfeiçoar a Moção de Estratégia “Reforçar a Confiança – Construir 2025”, apresentada como base programática às eleições do PS de Guimarães, marcadas para o segundo sábado de outubro. “Têm de ser criados elos, haver diálogo e construir pontes para um ambiente efetivo de colaboração! Temos de cuidar do que é nosso, atrair competência, ter uma cultura de organização e transformar o Partido” foram algumas das intervenções efetuadas pelos militantes no primeiro dia da Convenção. A Moção da candidatura liderada por Ricardo Costa será agora apresentada a todos os militantes do PS e vimaranenses em geral, numa sessão plenária da Convenção a realizar na noite de 04 de outubro, às 21:30 horas, no Largo de Donães.


Partilhar