Olívia Costa faz hoje 104 anos


Olívia Costa (carinhosamente tratada por Livinha) nasceu a 7 de setembro de 1919. É a mulher mais idosa do concelho de Vizela. 


Faz hoje, dia 7 de Setembro, 104 anos de idade, Olívia Costa, a mulher mais idosa de Vizela, residente em S. João das Caldas na rua Franscisco Pereira da Costa.

É uma mulher muito querida, matriarca de uma grande e boa família vizelense e que é conhecida por "Livinha".

Há quatro anos, no seu centenário, o ddV escreveu "Apesar de alguma dificuldade do andar, sente-se bem, é uma mulher que ainda gosta de apreciar um bom programa de fados ou folclore, gosta de rezar e ver televisão mas sobretudo de conversar e passear com a sua família que a trata com o maior carinho".

Durante muitos anos a D. Olívia trabalhou em empresas têxteis: foi tecedeira na Fábrica da Cuca, tendo depois trabalhado na empresa Belfama e na Fábrica do Portas.

Teve 13 filhos, estando apenas vivos sete (seis mulheres e um homem). 

Olivia Costa é a mulher mais idosa do concelho de Vizela.

Albino Monteiro, de Santa Eulália, é o homem mais idoso com 102 anos feitos em novembro.

História

Olivia Costa nasceu no ano seguinte ao fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Seguiu-se, no ano em que nasceu, uma grande epidemia, a gripe espanhola, que terá matado 50 milhões de pessoas, mais do que a guerra que causou oito milhões de vítimas mortais.

Em 28 de Junho de 1919  foi Assinado o Tratado de Versalhes durante a Conferência de Paz de Paris.

António José de Almeida foi eleito Presidente da República na sessão do Congresso de 6 de agosto de 1919, ao fim do terceiro escrutínio. 


Nesta foto dos anos 90 vemos a D. Olívia com mais vizelenses em Lisboa na luta pelo concelho à espera da abertura da Assembleia da República. 


Partilhar