Silvino Teixeira morreu há 16 anos


Era destemido. Louco por Vizela. Filho de Carlos Teixeira, membro do MRCV e como tal outro grande lutador pela criação do concelho, Silvino Teixeira deixou-nos precocemente faz hoje precisamente 16 anos.

Vizela deve-lhe pela sua dedicação a uma causa, reconhece quem lidou com ele de perto que nada temia, enfrentava os problemas, colocava a sua terra acima de tudo. Nem mesmo regateou fazer greve de fome (sobre à qual alguns que não puseram os pés no Rossio gostam de parodiar), quando entendeu que essa era mais uma forma de chamar a atenção da opinião pública nacional e até internacional para a causa vizelense. 

No dia 18 de Setembro de 2006, Silvino José de Freitas Teixeira, pai de Raquel Sofia e Marta Maria, hoje duas mulheres adultas, morreu subitamente deixando Vizela, a sua amada Terra, mergulhada num manto de tristeza. Tinha apenas 47 anos.

Na foto, pode-se ver como chorou emocionado no meio do seu Povo em Lisboa, a 19 de Março de 1998, no dia em que Vizela se tornou Concelho. 

A foto é  de autoria de Emílio Caldas, vizelense que faleceu na Capital poucas horas depois e, tal como Silvino Teixeira, parecia ter uma longa vida pela frente. É assim a lei enviesada da vida...ou da morte.

Silvino Teixeira marcou uma fase importantíssima da luta de Vizela. 

Que a sua memória nunca seja esquecida. Por nós (ddV) nunca o será. Disso pode-se ter a certeza. 

Partilhar