Brigada Verde de Candoso S. Martinho oficialmente constituída

 

A apresentação formal realizou-se esta quarta-feira, 5 de outubro, durante a realização do Mercandoso, Mercado das 2ªs oportunidades, e contou com a presença do Presidente da Câmara, Domingos Bragança.


Foi num ambiente de natureza e de convívio que foi constituída, formalmente, a Brigada Verde da freguesia de Candoso S. Martinho, um evento que contou com a participação do Presidente da Câmara, Domingos Bragança, da Presidente da Junta de Freguesia, Odete Lemos, responsáveis técnicos do ambiente da CMG e do Laboratório da Paisagem, e representantes de várias instituições locais. A apresentação decorreu durante a realização do Mercandoso, um mercado de produtos em 2ª mão, que pretende fomentar a reutilização de bens, numa lógica de reaproveitamento que vai de encontro àquelas que são as preocupações ambientais do Município.


Domingos Bragança, na sua intervenção, apelou à mobilização de todos para que Guimarães seja um território cada vez mais amigo do ambiente. “Quando falamos em viver em harmonia com a natureza, não se trata de uma utopia. Há duas figuras de grande envergadura mundial que têm vindo a apelar para uma cada vez maior consciencialização ambiental. São elas o Papa Francisco e o Secretário-Geral da Nações Unidades, António Guterres”, disse. O Edil usou o exemplo do Mercandoso para passar a sua mensagem: “vemos hoje, neste mercado, vários exemplos de como esta luta que queremos travar pode ser leva a cabo. A cumplicidade entre avó e neta, que promove a passagem de valores entre gerações, a reutilização de produtos ou a utilização de cera de abelhas para a produção de materiais de conservação alimentar”.

O Presidente da Câmara chamou ainda a atenção para os benefícios de uma vida em harmonia com a Natureza, concretamente da promoção de uma vida mais saudável e do bem-estar, da preservação das linhas de água e da qualidade do ar, do reaproveitamento e salvaguarda dos recursos naturais, entre outros.

Por sua vez, Odete Lemos, Presidente da Junta, parabenizou todos os participantes pelo empenho demonstrado na organização do evento, e enfatizou a necessidade de um trabalho conjunto para o sucesso da Brigada Verde. A presidente mostrou muita vontade e ambição no projeto agora iniciado. “Juntos vamos mais longe. Queremos fazer da nossa freguesia a mais verde do concelho de Guimarães”. A mesma ideia foi partilhada pelo chefe Lino, o coordenador da Briga Verde, que disse ser importante todos terem consciência ambiental. “Queremos a freguesia toda envolvida neste caminho longo, mas é devagar que se promove a mudança”, frisou.

No final das intervenções, Domingos Bragança e os vários representantes das associações e entidades locais presentes assinaram o documento que afirma o seu para a construção de uma freguesia ambientalmente responsável.

Partilhar