Câmara faz balanço positivo sobre falta de Inundações na Praça da República


Na reunião municipal de ontem, o presidente da Câmara Municipal de Vizela fez uma referência/balanço positivos à intervenção iniciada pela Autarquia a 5 de Novembro do ano passado com vista ao resguardo da Praça da República de inundações pluviais.

Victor Hugo Salgado recordou a construção de bacias de retenção de água da chuva a montante da Praça; a desobstrução do canal por onde passa o Regato de Paços (por debaixo do restaurante Rainha e  de outros prédios da Praça da República); a represa criada neste regato junto ao parque de estacionamento da Câmara entre outras ações. 


O Edil considera que as fortes chuvas dos últimos tempos foi primeiro e importante teste à capacidade de resposta das infraestruturas criadas para evitar as inundações da Praça da República que aconteciam há mais de cem anos sempre que chovia imenso naquele espaço central de Vizela. 

REGATO ABSURDO


Documentos antigos dão conta que a condução errónea do regato de Paços (vem do alto de Infias) pelo subsolo da Praça da República foi discutida na câmara de Guimarães. 

Houve quem defendesse que o Regato não devia entrar no núcleo da cidade mas sim seguir, desde a fábrica do Varela & Pinto, o trajecto do caminho de ferro em direcção às Barrocas, mais propriamente à rua do Rio Vizela e dali desaguar para o Rio.

Entretanto a versão do regato passar na Praça seguiu em ffebde desde que não houvesse construções por cima. Olhem!


Partilhar