Funcionários tipografia vizelense Tipoviz reencontraram-se


Houve alguém que disse que a nossa vida é apenas um dia de trabalho. É natural, por isso, que o trabalho seja das ocupações que mais vinca os laços de amizade.


Foi a partir desta ideia que o antigo funcionário da Tipoviz, Marco Costa, contactou um a um os antigos companheiros de trabalho para um convívio onde recordaram grandes peripécias vividas no interior da primeira tipografia de Vizela. 

Os tipógrafos (da foto), António Matos, Luís Cunha, Manuel Costa, Ricardo Costa (Cereja), Rui Geraldes (Labita), Américo Costa, Vítor Costa, Martinho  Costa, David Gonçalves, Miguel  Costa, Paulo Costa (Mocho), José Alberto Teixeira, José Manuel Ribeiro, Justino Peixoto, José Mendes, Bruno Lobo (como estagiário) e Marco Costa, mataram saudades de um tempo que para a maioria foi a sua primeira experiência profissional numa empresa que através das suas rotativas imprimiu milhões de panfletos, faturas, anúncios variados, desde os falecimentos aos jogos de futebol, catálogos, livros, etc.


Os cabelos brancos de alguns ex funcionários ou a falta deles de outros indiciam que o tempo passou, a Tipoviz fechou (ou deu alento a uma nova empresa), mas a amizade ficou eternamente.


A foto da praxe do grupo foi tirada na Bica de Água Quente que é um ponto de referência de todos os vizelenses nem que seja para sentar e descansar um pouco dum momento de convívio ou de uma vida de trabalho. 



O ddV ouviu o organizador, Marco Costa (atualmente a trabalhar na tipografia Vizelgraf dos Irmãos Guerra):

- Em que ano iniciou a Tipoviz?

- Em Setembro de 1983. Antes existiu a Tipografia Vizelense, gerida pelos senhores Guilherme Teixeira e Francisco Alves, pioneira da Tipoviz onde estes dois brilhantes vizelenses continuaram.

- Deste grupo da foto qual foi o primeiro profissional? 

- Foi o Paulo Costa, porém o Sr. António Matos foi dos primeiros das artes gráficas propondo à administração a criação de várias áreas na tipografia. 

- Do grupo da foto, quantos ainda trabalham em artes gráficas depois de terem começado na Tipoviz? 

- Oito pessoas ainda trabalham em tipografias outros mudaram de profissão ou estão reformados. 

- A Tipoviz encerrou em que ano?  

- Em 2006.

- Por que organizou este convívio?

- Em conversa com o sr. Matos tive essa ideia, a qual ele apoiou.  Entrei em contato com o pessoal e todos mostraram grande entusiasmo.

- E o motivo qual foi?

- Organizei este convívio para relembramos os velhos tempos uma vez que desde que a Tipoviz fechou nunca mais nos encontramos.   

- Recordaram bons momentos vividos no trabalho? 

- Sim recordamos muitos bons momentos vividos, não só de trabalho, mas também dos nossos jogos de futebol que fazíamos todas as semanas e dos nossos convívios que tínhamos durante o ano. Éramos uma autêntica família e isso refletia-se positivamente no dia a dia de trabalho de cada um e nesta grande amizade que perdura.

- Faltou alguém a este encontro? 

- Infelizmente quatro amigos já faleceram, nos casos dos saudosos Ricardo Vieira, Rogério Ribeiro, Fernando Lopes e Manuel Almeida (Cavaco).

Dos ainda estão vivos faltaram seis amigos que por motivos profissionais não poderem estar presentes, nos casos do  Sr. Pires, José Manuel Ferreira, Eduarda Cunha,  Joaquim Sousa, Pedro Fernandes e Paulo Oliveira. 

- Estes convívios para matar saudades são para continuar? 

- Sim, é essa a vontade de toda a gente. 

 

 


Partilhar