Casa e capela do Paço de Gominhães comprado por dois vizelenses


Emiliano Matos e Miguel Oliveira foram os compradores. "Casa e Capela do Paço de Gominhães fica em poder de dois vizelenses apostados em valorizar e preservar o património de Vizela e isto é uma boa notícia" - opinião do comentador cultural, Júlio César aqui em vídeo. 

Emiliano Matos (Atual) e Miguel Oliveira (TMO), compraram a histórica casa por onde terá passado o Rei D. Dinis e a capela adjacente.


Assim, os dois imóveis do Paço de Gominhães, na freguesia de S. João das Caldas-Vizela, classificado em 1975 pela Câmara Municipal de Guimarães como “Imóvel de Interesse Público”, fica nas mãos de vizelenses depois de ter sido rematado em hasta pública por colocação da Banca à data credora dos imóveis. 

Emiliano Matos 

Sem especificar os valores da compra, por considerar irrelevantes para esta notícia, Emiliano Matos confirmou ao Digital de Vizela ter comprado a casa (e capela) mais histórica da cidade de Vizela: "Posso adiantar que é realmente verdade a informação de que compramos esses dois imóveis do Paço de Gominhães. Foram adquiridos pela nossa empresa Atual Imobiliária juntamente com o Sr. Miguel Oliveira" - disse.

O Digital de Vizela sabe que Emiliano Matos, demonstrando sensibilidade pelos bens adquiridos, já convidou Júlio César Ferreira - conhecido vizelenses interessado no património histórico de Vizela com inúmeros artigos e fotos na imprensa e entrevistas sobre a matéria em canais de rádio e televisão - para dar o seu parecer e ouvir algumas das ideias para por em prática naquele espaço lateral à antiga Quinta de Agrelos em S. João das Caldas. 

Emiliano referiu ao ddV: "Como é do conhecimento geral, este é um monumento de interesse público de cariz medieval. Entendemos comprar para evitar que terceiros fizessem deste monumento a sua habitação própria, achamos que a nossa cidade precisa deste monumento aberto ao público o que certamente, acrescentará alguns pontos ao turismo vizelense"

Indagado sobre o futuro a dar aquelas relíquias do passado, o dono da empresa que reformulou recentemente o estádio do FC Vizela referiu-nos: "Pretendemos dar a Vizela o Paço dos tempos áureos e por esse motivo iremos recria-lo.O objectivo é criar um alojamento de charme e espaço para eventos sem esquecer o melhoramento dos acessos". - referiu.

Júlio César Ferreira, em declarações gravadas no vídeo que aqui publicámos, considera que o futuro  é promissor em função das intenções que lhe foram transmitidas por Emiliano Matos. 





Partilhar