Brigada Verde de Mesão Frio apresentada oficialmente

Domingos Bragança, Presidente da Câmara, esteve presente na manhã deste sábado, 5 de novembro, na Junta de Freguesia de Mesão Frio, onde teve lugar a cerimónia oficial de apresentação de mais uma Brigada Verde do concelho de Guimarães.



Ao início da manhã deste sábado, 5 de novembro, foi apresentada oficialmente a Brigada Verde da freguesia de Mesão Frio, numa cerimónia que reuniu, nas instalações da Junta de Freguesia, o Presidente da Câmara, Domingos Bragança, a vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, o Presidente da Junta, José Silva, e membros do executivo, e todos os elementos que constituirão, nesta primeira fase, a Brigada Verde.

Domingos Bragança começou por parabenizar e agradecer a todos o empenho na constituição de mais uma Brigada Verde no concelho de Guimarães, o que para o Presidente da Câmara representa “uma alegria e satisfação”. O Edil lembrou o caminho que começou a ser trilhado em 2014, em prol da defesa do Património Natural, e das dúvidas que se levantavam por vários cidadãos em relação à necessidade de viver em harmonia com a Natureza. “Hoje, esta é a única postura que nos permite ter esperança no futuro, uma vez que os recursos naturais são escassos. Não é por acaso que a União Europeia tem agendas específicas nesta área, como é o caso da Missão Cidades, da qual Guimarães faz parte, e que tem como objetivo a Neutralidade Climática”, disse Domingos Bragança.

Para o Presidente da Câmara, o exemplo de Guimarães não foi esquecido pela União Europeia, como é prova a valorização que o projeto das Brigadas Verdes teve aquando da primeira candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia: “Este é um movimento que nasce a partir da base, a partir da vontade dos cidadãos e que deve apostar em ações de educação ambiental. Não uma educação ambiental apenas formal, mas a partir de eventos como encontros, palestras e discussão em torno do que deve ser a nova forma de viver no nosso planeta”, frisou. O presidente terminou a sua intervenção dizendo que devemos todos ter “cultura ambiental”, aprender todos os dias, para que possamos contrariar uma sociedade de consumo descartável que é predadora dos recursos naturais.

O Presidente da Junta de Freguesia, José Silva, agradeceu a todos os presentes o trabalho em prol de uma freguesia mais sustentável, fazendo votos para que toda a comunidade de Mesão Frio se associe ao projeto da Brigada Verde.

No final das intervenções, foram criadas 2 equipas para uma intervenção de limpeza na envolvente das Escolas de S. Romão e da Cruz D’Argola.

Partilhar