Comunistas querem ligação direta ferroviária

 


PCP fez o percurso de comboio Guimarães-Braga e demorou 2h18. De bicicleta apenas 1h15, menos 1h03!!!






Nota do PCP

LIGAÇÃO FERROVIÁRIA DIRECTA BRAGA - GUIMARÃES DEVE SER INCLUÍDA NO ORÇAMENTO DO ESTADO 2023

PCP fez o percurso de comboio e demorou 2h18. De bicleta apenas 1h15, menos 1h03!!!

 Com o objectivo de afirmar a proposta de ligação ferroviária directa entre Braga e Guimarães, que voltará a ser apresentada no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2023, o PCP realizou uma iniciativa que consistiu numa viagem simultânea em comboio e de bicicleta entre as duas cidades.


Na iniciativa participaram, entre outros eleitos e dirigentes do PCP, Bárbara Barros, Vereadora da Câmara de Braga, e Torcato Ribeiro, membro da Assembleia Municipal de Guimarães. O trajecto de bicicleta foi feito por João Oliveira.


A delegação do PCP apanhou o comboio em Braga pelas 11h34m, fazendo transbordo para Guimarães em Lousado. A chegada a Guimarães foi às 13h52. A viagem demorou 2h18 minutos.


O "ciclista" partiu também da Estação Ferroviária de Braga às 11h34, fez o percurso pela estrada nacional , tendo chegado à Estação de Guimarães às 12h49. A viagem demorou 1h15 minutos, menos 1h03minutos !!!


A falta de ligação direta entre Braga e Guimarães dificulta o uso deste transporte, na medida em que é difícil conciliar horários profissionais ou escolares com o tempo gasto pelo itinerário atual. Este facto constitui um incompreensível absurdo ferroviário e demonstra a falta de planeamento estratégico para o transporte ferroviário na região de Braga. Note-se que aquando da modernização recente nas duas linhas que servem Braga e Guimarães, nem tampouco se acautelou a localização das duas estações de modo a facilitar um futuro fecho da malha.


A dinamização da economia numa zona do país com uma densidade populacional elevada, um povoamento difuso e uma malha industrial constituída por muitas pequenas e médias empresas dispersas, reclama medidas de incentivo à utilização do transporte ferroviário, pelo que deve o Governo envidar todos os esforços e disponibilizar os meios necessários para garantir o fecho da malha ferroviária no distrito de Braga.


Num momento em que se discutem novos investimentos na ferrovia e em que autarcas locais adiantam propostas pouco consistentes de ligação de transportes entre estes concelhos, a DORB do PCP reafirma a importância da criação da ligação ferroviária directa entre Braga e Guimarães. 


A votação da proposta do PCP será também um momento de clarificação do compromisso com o desenvolvimento regional dos deputados do PS, PSD, CHEGA e IL eleitos pelo distrito de Braga.


Partilhar