Praça de S. Bento inaugurada em Campelos

Domingos Bragança, Presidente da Câmara, esteve presente na manhã deste domingo, 13 de novembro, na inauguração da Praça de S. Bento, em Campelos, freguesia de Ponte.


No início da manhã deste domingo, 13 de novembro, teve lugar a cerimónia oficial de inauguração da nova Praça de S. Bento, uma obra que vem embelezar o lugar de Campelos, na Vila de Ponte. Domingos Bragança, Presidente da Câmara, acompanhado da vereadora Sofia Ferreira, esteve presente na inauguração, que contou com a presença do Presidente da Junta de Freguesia de Ponte, Sérgio Castro Rocha, e demais autarcas da vila, bem como de um número significativo de cidadãos.

A cerimónia iniciou-se com o descerramento da placa comemorativa e a bênção da praça, efetuada pelo padre Marc Monteiro, pároco de Ponte, que enalteceu o facto de ser possível prestar, naquele local, a veneração pública a S. Bento, cujo lema é “Ora et Labora”, que significa “Ora e trabalha”. “Esta é uma terra de trabalho”, referiu.

Sérgio Castro Rocha, Presidente da Junta de Ponte, disse que a Praça de S. Bento será um marco na história da Vila de Ponte, e de Campelos, pois revela uma visão de futuro que está presente nas decisões do executivo. “A Praça de S. Bento, a primeira dedicada ao santo no concelho de Guimarães, está situada num local de passagem de vários romeiros que se dirigem a S. Bento da Porta Aberta, e que agora têm ali um local de paragem, ou mesmo de substituição, para quem não puder deslocar-se mais longe”, disse. O Presidente da Junta agradeceu todo o apoio de Domingos Bragança e prometeu ainda mais desenvolvimento para o futuro, pois quem fica preso ao passado nunca verá o progresso ter lugar.

Na sua intervenção, Domingos Bragança, Presidente da Câmara, começou por lembrar o percurso de S. Bento, que fez da sua vida uma vida dedicada a combater o ócio e a intriga. “S. Bento evangelizou a Europa e foi instituído como padroeiro da Europa, dedicou a sua vida à oração e ao trabalho. Este é um espaço de meditação, de reflexão e encontro. Um espaço para pensar de como agir para o bem comum. E é a partir da reflexão e do pensamento que emerge a convicção para a ação. Ação que nos compete a todos, pois todos temos algum dom que pode ser colocado ao serviço da comunidade. Todos contam”, disse. O Edil aludiu ao grande simbolismo da obra, apesar da mesma ser de pequena monta, uma vez que reforça o sentimento de comunidade, de identidade do local, e que contribui para a felicidade dos cidadãos. “O presidente da Vila de Ponte transforma cada um dos sítios desaproveitados em espaços úteis e bonitos. Como é o caso deste bom exemplo, aqui em Campelos”, concluiu. 

 O custo da execução da Praça de S. Bento foi de cerca de 7 mil euros, tendo a imagem de S. Bento sido oferecida por um grupo de cidadão da Vila de Ponte.





Partilhar