Comunicado do PS não reconhece Clube da Política

 


Comunicado do Partido Socialista de Vizela. 

 QUALQUER CARÁTER DE REPRESENTAÇÃO AO “CLUBE DE POLÍTICA DE VIZELA” 

O Partido Socialista tem no seu património político um papel singular e decisivo na defesa dos valores da liberdade, da democracia e na prossecução dos maiores avanços civilizacionais na sociedade portuguesa. A história do Partido Socialista encontra-se associada à construção de uma democracia pluralista e socialmente avançada, na qual a liberdade é um elemento fundamental para o combate por uma sociedade mais solidária, igualitária e justa. 

O pluralismo de ideias e de opiniões foi sempre a marca caraterística do Partido Socialista, no que diz respeito ao seu funcionamento e ação como partido, assim como relativamente aos seus projetos de organização política e social. Ao longo dos últimos anos, e ao abrigo dos Estatutos do Partido Socialista, o concelho de Vizela tem sido brindado com sucessivos comunicados de um suposto Clube de Política do PS. Na realidade, a atividade deste suposto Clube, não só não cumpre os estatutos do Partido Socialista como viola os mesmos. Importa compreender o que está subjacente à redação do artigo 73o dos Estatutos do Partido Socialista, mais precisamente o que pretende o PS com a introdução do mesmo nos Estatutos, isto é, a abertura do Partido à Sociedade Civil e ao debate plural. Assim, numa breve análise da atividade do suposto Clube de Política, facilmente se percebe que estamos perante uma violação dos Estatutos, não só na “letra da lei”, como no “espirito” que lhe está subjacente, nos seguintes termos: 

1. Nos termos dos Estatutos do Partido Socialista, o Clube de Política tem como função a promoção de debates sobre temas políticos de relevo, algo que não se reconhece ao suposto Clube de Politica de Vizela, tendo em consideração que, até a presente data não é de conhecimento público qualquer iniciativa digna desse nome, desde logo a organização de uma conferência, um seminário ou uma mera reunião de trabalho, limitando a sua ação à simples emissão de comunicados de forma encapotada e em nome do Partido Socialista. 

2. Nos termos dos Estatutos do Partido Socialista, o Clube de Política tem como função a promoção do debate político plural e abrangente, motivo pelo qual deve envolver militantes e pessoas não ligadas ao Partido Socialista, criando condições para alargar o debate à sociedade civil, algo que não acontece, nem nunca aconteceu com o suposto Clube de Política de Vizela, tendo em consideração que até à presente data, limita sua intervenção a duas pessoas e ambas filiadas no PS. 

3. Nos termos dos Estatutos do Partido Socialista, o Clube de Política deve promover iniciativas que não ponham em causa o bom nome do Partido Socialista.

 Na verdade, este Clube não só não promove iniciativas, como os comunicados emitidos pelo mesmo ao longo dos últimos anos, mais do que uma vez colocaram em causa o bom nome do PS, bem como das pessoas que democraticamente o representam. 

Assim sendo, e a título conclusivo, o PS Vizela esta disponível e apoia a criação de todos os clubes de politica no concelho de Vizela, desde que sejam verdadeiramente clubes de politica, tendo em vista a promoção do debate plural, abrangente e com a sociedade civil, ao invés de um grupo de pessoas que, de forma encapotada, aproveita o nome do Partido Socialista para poder falar em nome deste, confundindo o seu eleitorado e os vizelenses e subvertendo um dos princípios básicos da democracia representativa, numa falta de respeito pelos órgãos eleitos locais, que se apresentaram e foram sufragados nas eleições internas. 

Vizela, 13 de Dezembro de 2022 

PARTIDO SOCIALISTA DE VIZELA

Partilhar