Reunião com CCDR-Norte-Autoridade de Gestão Programa Operacional Norte 2020


A Câmara Municipal de Vizela, juntamente com todas as Câmaras Municipais da Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM Ave) reuniu ontem com a CCDR-Norte – Autoridade de Gestão do Programa Operacional (PO) Norte 2020, nomeadamente com o presidente da CCDR-N, António Cunha, a vice-presidente, Célia Ramos, e ainda os respetivos vogais executivos, Humberto Cerqueira e Júlio Pereira.

Da ordem de trabalhos para esta reunião constaram os principais assuntos que marcam a agenda política em termos de fundos europeus para a Região Norte e que têm e terão impacto direto no presente e futuro da região do Ave, nomeadamente três pontos.

O primeiro, a programação e aprovação do Norte 2030 – Programa Regional 2021/2027, que constitui um instrumento de suporte à execução das estratégias de desenvolvimento regional, mobilizando recursos financeiros para alavancar o investimento na Região Norte, tendo sido apresentados os três eixos de intervenção previstos ao nível dos Investimentos Territoriais Integrados (ITI) do Norte 2030.

O segundo, o estado de execução do Norte 2020 – Programa Regional 2014/2020, que apesar de o prazo de vigência dos programas ter terminado no final de 2020, o orçamento pode ser executado até três anos depois.

Por fim, e em terceiro, foram debatidas diversas temáticas como ordenamento do território e ambiente, nomeadamente os Planos Diretores Municipais.


Partilhar