Exposições no Hospital Senhora da Oliveira


Aproximar a arte dos profissionais: Casa do Pessoal do Hospital de Guimarães traz exposição artística de Marina Leão ao Hospital de Guimarães 

Na continuidade de se trazer a arte para junto dos profissionais do Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães, a primeira exposição de 2023 que a Casa do Pessoal do Hospital de Guimarães irá realizar é da artista plástica Marina Leão, apresentando dois dos seus trabalhos.

De 23 a 27 de janeiro decorre a exposição “Tradições” que retrata as tradições, enquanto componentes artísticas e culturais, promovendo todo um conjunto de hábitos, usos e costumes que foram passando de geração em geração. 

"Pelos esforços reunidos para recuperar todo um vasto legado de herança popular, mantêm-se ainda hoje, a sabedoria de um povo exímio no seu papel criativo, no que existe de mais valioso nas diferentes formas de expressão" 

Para Marina Leão “não podemos esquecer os mestres das calçadas portuguesas, nem as ruas tradicionais, ou mesmo os minuciosos trabalhos em filigrana que irradiam orgulho conjuntamente com o tradicional lenço dos namorados e o famoso galo de Barcelos! Dá gosto ver os azulejos representativos de cenas do quotidiano de épocas passadas que revestem ainda muitas das estações de comboio. Também o fado vadio cantado pelas vozes de grandes fadistas, o fado de Coimbra, a guitarra portuguesa, a batalha das flores, as romarias e etnografia fazem “jus”, à nossa criação e sabedoria. 

Além de toda a beleza natural e de todos os monumentos. Portugal é povo, cultura e tradição”.

De 23 de janeiro a 10 de fevereiro decorre também a exposição “Myself by Myself” que tem como base a vida da artista plástica, Fernando Pessoa o meio, as obras e o resultado. 

Uma exposição que é uma autobiografia dividida em duas partes que culminam em duas aberturas emotivas que se interligam e se conectam em todos os pormenores, onde Marina cria uma série de ligações entre todas as artes que mais a apaixonam. 

Sobre esta exposição, Marina Leão diz “trata-se de uma introspeção sobre mim mesma, as minhas crenças e esperanças, as minhas paixões e fantasias, os meus medos e alegrias, “Myself by Myself” é uma pequena parte de mim, da minha bola colorida, do meu território de sonhos.

O investimento na cultura, a promoção do trabalho de autores portugueses, a aproximação da arte aos profissionais do Hospital e o contacto direto com os autores da mesma, tem sido um dos domínios principais de atuação da Casa do Pessoal.

“Em 2022 trouxemos várias exposições ao Hospital, desde pintura, escultura e cerâmica, finalizando com uma exposição dedicada às Nicolinas, e notamos um forte crescimento na visita às mesmas. Os profissionais estão sempre à espera de saber qual a exposição que se segue. Desde o primeiro momento que visitamos e conhecemos o trabalho da Marina Leão, ficamos logo apaixonados pela tradicionalidade que o mesmo representa. Serão exposições que merecerão a melhor atenção por parte da comunidade que a Casa do Pessoal serve”, refere Tiago Oliveira, Presidente da Direção.

A inauguração das exposições acontecerá na próxima segunda-feira, dia 23, pelas 10h30.


Partilhar