Hospital Senhora da Oliveira com novo Projeto Inovador de humanização para os doentes oncológicos


O projeto “OncoConsigo” consiste na domiciliação da prestação de cuidados a doentes oncológicos nomeadamente a realização de tratamentos de imunoterapia, hormonoterapia e terapêuticas de suporte.   

“OncoConsigo” porque o Hospital, coloca as necessidades dos doentes no centro da sua atividade promovendo a humanização de cuidados.  

“OncoConsigo” porque profissionais, doentes e cuidadores, juntos, conseguem ultrapassar os desafios que a doença oncológica impõe.  

“OncoConsigo” pretende prestar cuidados de forma mais confortável, melhorando assim a qualidade de vida do doente oncológico.  

A equipa “OncoConsigo” é composta por enfermeiros e médicos do Serviço de Oncologia e por farmacêuticos dedicados a esta área, contando também com o apoio de vários profissionais envolvidos no tratamento dos doentes oncológicos.  

Após uma fase inicial de preparação do projeto, em fevereiro, iniciaremos a domiciliação de cuidados realizados no Hospital de Dia de Oncologia. Em junho avaliaremos os resultados para consolidar evidência de que este projeto acrescenta valor na saúde dos doentes e assim integrar esta tipologia de prestação de cuidados na carteira de serviços do hospital.  

Este projeto conta com o apoio de vários parceiros, dos quais destacamos a liga dos amigos do Hospital e o Lions Clube de Guimarães. 

Esta cerimónia contará com a presença de várias entidades, que colaboram ativamente com o Hospital da Senhora da Oliveira.  


A Apresentação do projeto ficará a cargo da Dra. Camila Coutinho, Diretora do Serviço de Oncologia do Hospital de Guimarães.  

Partilhar