Igreja de Santa Marinha da Costa em mau estado recebeu presença do Arcebispo


O Arcebispo D. José Cordeiro visitou na manhã de ontem a Igreja do Mosteiro de Santa Marinha da Costa templo a necessitar de profundas obras.


O convite foi endereçado pelo Padre Carlos Lopes Sousa, Pároco e Presidente da Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Marinha da Costa para que o responsável máximo da Diocese pudesse verificar no local o estado de degradação do edificado. 

O convite surge no seguimento do relatório técnico da Direcção Regional de Cultura do Norte recebido em 28 de Novembro de 2022 que identifica riscos para pessoas e bens devido ao risco de colapso por debilidades estruturais. 

 Na visita, D. José Cordeiro foi inteirado da evolução do processo tendente à reparação da Igreja do Mosteiro de Santa Marinha da Costa nomeadamente a urgência na intervenção ao nível da cobertura, os respectivos detalhes do diálogo com as entidades estatais e tendo ficado a conhecer os principais pontos de preocupação sobre o estado de degradação que colocam em risco os bens patrimoniais e as pessoas que frequentam aquele imóvel classificado, gorado que foi o protocolo recebido em 3 de Agosto de 2022. 

D. José Cordeiro demonstrou preocupação e também total disponibilidade da Diocese para ser parte da solução aceitando inclusivamente participar no diálogo com as entidades responsáveis competentes. 

Esta informação foi prestada por Alexandre Barros Cunha, Presidente da Assembleia de Freguesia de Santa Marinha da Costa.

Partilhar