Vizelense Tânia: organização e calma a salvar vidas


(Vídeo) Tânia Sampaio sempre gostou de comunicar e de lidar com pessoas. Frequentou um curso de aprendizagem de técnica comercial para poder pôr em prática esse gosto de se relacionar com os outros. Assim que terminou o curso, conseguiu realizar outro sonho, ajudar a salvar vidas, trabalhando como bombeira voluntária e assalariada na corporação de Vizela.



​Tânia frequentou a via científico-humanística, na área de línguas e humanidades, na Escola Secundária de Vizela mas não concluiu o ensino secundário. Já no mercado de trabalho, começou a trabalhar numa fábrica mas queria mais do que isso. Tendo em vista o crescimento pessoal e profissional, pesquisou e encontrou a Duodifusão (em Vizela) e o curso de aprendizagem de técnica comercial que frequentou entre 2018 e 2020.

O curso proporcionou-lhe não só a conclusão do 12.º ano, mas também a possibilidade de estagiar nos Bombeiros Voluntários de Vizela e numa empresa de comercialização de material elétrico. A possibilidade de, no seu futuro profissional, poder enveredar por uma carreira de âmbito humanitário, agradava a Tânia que sempre gostou de ajudar os outros. Quando, no decorrer do curso de aprendizagem, percebeu que havia a possibilidade de realizar o seu primeiro estágio no quartel dos Bombeiros de Vizela, não hesitou.


A instituição não tinha o perfil habitual para acolher um estágio de técnico comercial, mas, com alguns ajustes à especificidade da área, Tânia conseguiu concretizar o seu sonho.  Tinha que controlar os stocks da instituição e, ao invés do contacto com o público, relacionava-se com as vítimas que socorria nas saídas que fez em ambulância.

AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS 

Após a conclusão do curso em 2020, Tânia, que já era bombeira voluntária, foi convidada para trabalhar na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela como operadora de central.  Hoje, é bombeira voluntária e, ao mesmo tempo, trabalhadora da Real Associação. Reconhece que embora o seu percurso não tenha sido o mais típico, o curso de aprendizagem proporcionou-lhe a aquisição de conhecimentos que lhe permitem lidar mais facilmente com as tarefas nos bombeiros. Nomeia, com especial ênfase, a experiência que adquiriu em Excel, ferramenta com que hoje trabalha diariamente. Também o aprofundar dos conhecimentos na língua inglesa e espanhola se revelaram uma mais valia para as suas funções. De tal forma, que assim que se proporcionar quer frequentar um curso de língua gestual portuguesa.

Até 30 de setembro de 2022, o apoio aos Cursos de Aprendizagem, já ascendem aos 361 milhões de euros (M€) dos quais 307 milhões de euros (M€) são financiados pelo Fundo Social Europeu (FSE). Os cursos de aprendizagem são uma via de dupla certificação, para jovens adultos que não tenham concluído o ensino secundário, que possibilita a conclusão do 12.º ano e a obtenção de uma certificação profissional. São já mais de 38 mil as pessoas apoiadas nesta tipologia.

Um testemunho de que Aprender Compensa!

A Tânia Sampaio é um dos exemplos, entre muitos outros, de que a Formação Profissional contribui para o aumento efetivo das competências, bem como promove a valorização pessoal e profissional.

Parabéns Tânia Sampaio pelo seu percurso e desejamos que alcance todos os objetivos a que se propõe.

Veja o vídeo da história de sucesso da Tânia




 

Partilhar