Carnaval sem cortejos no concelho


 O Carnaval nunca foi uma data para muitos cortejos no concelho de Vizela. Depois da extinção há cerca de dez anos do corso carnavalesco de Lagoas em Santo Adrião de Vizela, essa iniciativa ficou circunscrita ao Carnaval de Infias para onde convergiriam esta tarde centenas de espetadores e foliões caso a freguesia não estivesse de luto com a morte do seu pároco (autópsia está marcada para amanhã de manhã em Braga e só depois o funeral) e por esse motivo anulado qualquer festejo. Aliás, a decisão do Centro Cultural e Recreativo Raúl Brandão de Infias de anular as festividades carnavalescas ocorreu logo após o internamento do padre Adelino Rosas dois dias antes do falecimento. 

ESCOLAS DESFILARAM

O maior cortejo carnavalesco de Vizela ocorreu em finais da década de 1980 promovido na tarde de Carnaval por Ramiro Guimarães e amigos tendo as ruas da então vila ficafo pejada de espetadores. No ano seguinte o corso carnavalesco já não se realizou. 

A prevalecer está o cortejo ou concentração na cidade dos "mascarados" mais pequenos das escolas e também alguns adultos das IPSS.

Apesar do facto da rua Dr. Abílio Torres se comparar a um pequeno sambódromo, é verdade que se contam pelos dedos de uma mão os corsos carnavalescos que a calcorrearam. Com a compreensível e lógica anulação do cortejo de Infias, fica, assim, vazio de todo este dia de Carnaval no que concerne a desfiles.

 


Partilhar