Casa do Povo de Vizela rejuvenescida ao 79 anos


Obras de alto e do interior do salão nobre deram uma nova e fresca imagem a uma das instituições mais antigas de Vizela sob a liderança de Júlio César Ferreira. 

Como constava do programa comemorativo dos 79 anos da Casa do Povo de Vizela, eram 10h45 quando o Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado, dando início às comemorações, colocando um ramo de flores na pedra de homenagem a todos os sócios e diretores que já partiram, presente nos jardins daquela Associação.

De seguida e acompanhado pelo Presidente da Direção, Júlio Cesar Ferreira, foi descerrada uma placa de agradecimento à Câmara Municipal, por todo o apoio que esta tem dado à Instituição, inaugurando desta forma todas as obras ali ultimamente realizadas e que se traduzem no fortalecimento da segurança, tendo sido substituído todo o suporte da cobertura do salão Nobre, com a colocação de novo telhado, novo tecto, substituída toda a iluminação por equipamento do sistema Led, assim com foram revestidas todas as paredes interiores, com materiais acústicos e térmicos, tal como todo o pavimento com piso moderno e atrativo.

Uma das paredes frontais está ornamentada com um painel de cinco metros por 1.80 cm, com oito fotografias alusivas à inauguração de todo o edifício, ocorrida em 14 de Outubro de 1956.

A mesa de honra estava composta pelo presidente da Câmara, Pelo Presidente da Assembleia Geral e pelo Presidente da Direção da Casa do Povo de Vizela e ainda pelo Padre Constantino, pároco de S. Miguel e sócio da Instituição e por José Carlos Sousa, em representação da União de Juntas de S. Miguel e S. João.

Usaram da palavra o Baltazar Oliveira, que historiou e recordou alguns episódios marcantes da vida da associação, nomeadamente nos momentos quentes após o 25 de Abril;

O presidente da Direção, Júlio César Ferreira, foi o orador seguinte (ver discurso completo em baixo); o Padre Constantino que enalteceu todo o papel que a Casa do Povo tem tido na vida da comunidade, dizendo da sua alegria por ali estar e que tem orgulho em verificar o esforço da atual Direção, pelo facto desta dotar esta casa de um salão digno e que poderá ser uma mais-valia para Vizela.

Encerrou a sessão o Presidente da Câmara de Vizela, que mostrou enorme satisfação ao verificar que os apoios concedidos nestas obras (e historiou aquelas que já antes se realizaram), têm sido empregues de forma exemplar.

Enalteceu todo o trabalho da Direção endereçando ao presidente da direção os parabéns por tão magnífica obra.

Antes disso lembrou quando jovem ainda, a Casa do Povo, era já para si uma referência, onde aprendeu e jogou Damas Clássicas e Ténis de Mesa.


PROGRAMA PROSSEGUE NO SÁBADO 

O programa do 79⁰ Aniversário continua no próximo sábado com 25º Campeonato nacional de Damas Clássicas e no sábado seguinte, dia 11 de Março, cerca das 21,00 horas o Programa Musical, com o Grupo de Cavaquinhos da casa do Povo de Vizela e os Amigos da Tulha


DISCURSO COMPLETO  DE

JÚLIO CÉSAR FERREIRA 

Presidente da Casa do Povo 


Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Dr. Victor Hugo Salgado,

Exmo. Sr. Baltazar Oliveira, Presidente da Assembleia Geral

Reverendíssimo Padre Constantino Matos de Sá 

Exmo. Sr. José Carlos Sousa, em representação do Sr. Presidente da União de Juntas de Freguesia de Vizela

Exmos. Senhores Vereadores da Câmara Municipal de Vizela

Exmo. Sr. Arlindo Santos – Presidente do Conselho Fiscal e demais órgão sociais desta coletividade a que tenho a honra de presidir.

Sr. Comandante da Real Associação dos Bombeiros Voluntários de Vizela

Examos. Srs. Representantes das Associações convidadas

Restantes convidados 

Comunicação Social

Meus senhores e minhas senhoras

Estamos aqui presentes para comemorar mais um aniversário desta já velhinha casa.

Uma casa, uma instituição, merecidamente considerada de Interesse público, que protege, defende, divulga e partilha as tradições mais interessantes e ricas da nossa região, com toda a entrega e empenho que tem sido capaz.

Porém, estes dois últimos anos, não têm sido nada fáceis,

Primeiro por causa de uma pandemia que veio alterar, de forma permanente, todo o nosso padrão de vida, adiando, cerceando e em muitos casos bloqueando, muitos dos nossos hábitos e formas de viver e de estar.

Depois, por causa da precaridade, das mazelas (se me perdoarem o termo), dos riscos de derrocada, do perigo e dos muitos sustos que todos os dias nos era dado verificar, em face à acentuada e continuada, degradação do estado de toda a estrutura de suporte da cobertura deste edifício.

Vivemos, todos nós, diretores desta Instituição, mormente aqueles que de forma mais presente aqui estão, todos os dias, toda a hora, momentos de autentico terror, momentos de incerteza, de medo, de aflição.

Não. Não são palavras para encher discurso. É verdade, foram momentos terríveis. Para todos nós e muito mais para mim em particular, por motivos pessoais que são do conhecimento de todos.

Mas, as vicissitudes, não fizerem quebrar a nossa força, a nossa vontade e animados pelo apoio que víamos a cada apelo, a cada contacto, a cada momento, pela Câmara Municipal de Vizela, deitamos ombros à difícil tarefa de substituir toda a cobertura desta vetusta, mas nobre casa, assim como todas as paredes e tetos, com nova iluminação led e piso novo, moderno, consistente, tornando este salão mais atrativo, mais elegante. Um salão para o futuro, um salão novo, acolhedor, seguro e perdoem-me, lindo!

Porém, como muitas vezes acontece sempre que se mexe em coisas de longa idade, novas anomalias, novas mazelas, aparecem e com elas, novas dores de cabeça, novas noites sem dormir, novas tarefas e novos trabalhos.

Mas não esmorecemos. Já tínhamos chorado as lágrimas todas. 

Era preciso avançar, era preciso honrar os nossos antepassados, era preciso honrar os homens que muito deram, noutros tempos, quiçá mais difíceis, noutras direções e noutros panoramas.

Foi o que fizemos e o resultado está aqui, à vista de todos. 

E, chegado aqui, nunca me perdoaria se não mostrasse a minha gratidão, a nossa gratidão, a um homem que muito deu durante toda esta caminhada em prol do bom êxito destas obras, estando presente em todos os momentos, incentivando todos os restantes diretores com a sua força, com o seu querer, com o seu saber, animando-nos com o seu exemplo, “picando” os homens que aqui trabalharam, não lhes dando um minuto de sossego, falando com eles, dando alvitres, dando sugestões, vigilante, atento, sereno e capaz.

Atrevo-me até a dizer, que sem o apoio dele, a força, dele, a presença dele, o arreganho dele, esta obra não teria o fim que nos apraz ver e que todos nos orgulhamos.

Por isso e neste momento, gostaria de pedir ao Sr. Presidente Dr. Victor Hugo Salgado, para transmitir ao Sr. Armindo Dias Sampaio, Tesoureiro desta Direção, todo o carinho e gratidão desta direção, entregando-lhe esta singela lembrança, que representa o reconhecimento de todo o seu labor, em prol desta Casa do Povo de Vizela. 

Já o disse antes. Tudo isto que aqui está não seria possível sem ajudas, sem apoio.

E, quando o pedimos, este apoio nunca nos foi negado.

Assim aconteceu, também, com a União de Juntas de Freguesia de Vizela e, como é nossa obrigação, em nome desta direção, peço ao Sr. Presidente da Assembleia Geral, Sr. Baltazar Oliveira, para entregar esta singela lembrança, ao Sr. José Carlos Sousa, para que a faça chegar ao José Armando Branco, Presidente da União de Juntas de Vizela.

Mas a consciência dos homens está sempre em ebulição e estes diretores não são e nunca serão ingratos. Sabem reconhecer quem os apoia, quem os incentiva, quem reconhece aqueles que trabalham, aqueles que estão nas associações por carinho, com abnegação, por gosto.

E, assim tem sido com o atual executivo camarário, que não teve problemas, não obstante os maus momentos que ainda vivemos, em apoiar, incentivar e ajudar esta velhinha instituição. 

Executivo camarário superiormente comandado (para usar a gíria militar) pelo maior, melhor e mais capaz timoneiro que este concelho já teve, neste quarto de século.

Ao Sr. Dr. Victor Hugo Salgado, que não teve hesitações quando a sua porta bati a pedir auxilio, ajuda para a mais emblemática, necessária e importante obra dos últimos anos, de que esta casa tanto carecia, o preito do nosso agradecimento e se todos me permitirem, gostaria eu próprio, enquanto presidente desta direção, oferecer ao Sr. Dr. Victor Hugo Salgado, também uma pequena lembrança, para que no aconchego do seu gabinete, todos possam admirar a gratidão dos Órgãos Sociais desta Casa do Povo de Vizela.

.....

Foi um trabalho árduo, feito com muita força de querer, com muito empenho e vontade. 

Mas ainda não está pronto, não está ainda terminado. A ambição desta direção é faminta e novos planos estão na forja.

E assim queremos continuar, enquanto os nossos associados o exigirem e as nossas forças o permitirem, continuando a dar todo o nosso empenho, em prol daquilo que é a essência destes 79 anos.

Honrar esta Casa, honrar os seus fundadores, honrar os seus sócios e diretores, honrar Vizela.

Termino agradecendo, uma vez mais, a presença de tão ilustres convidados, que dão a este aniversário um lustro que não merecemos, mas que muito nos satisfaz.

Muito obrigado.

JÚLIO CÉSAR FERREIRA (Presidente)


Partilhar