Infias prepara corso de Carnaval em retrato ao passado


Não obstante algumas condicionantes figurarem como entrave para que o cortejo de Carnaval, da única freguesia do concelho de Vizela que promove este evento, equivalhe a edições de anos transactos levados a efeito pela maior associação cultural da freguesia, o Centro Cultural e Recreativo Raúl Brandão, o corso vai sair à rua na tarde de feriado, desde a escola de Infias (chamesmo-lhe assim com autorização do patrono vizelense e da Europa, S. Bento), talvez mais modesto em relação a anos anteriores, mas mais próximo das primeiras jornadas carnavalescas iniciadas na década de 1960 naquela amistosa freguesia.

Por essa data, na década de 60, recordamos, o cortejo de Infias, circuncrevia-se à participação aberta de todos, à forma espontânea de cada mascarado, que se integrava num cortejo que descia a freguesia de Santa Maria de Infias em direcção a Tabuadelo-Guimarães, Pinheiro, Urgeses, Covas, Nespereira e Infias. Nos tempos em que nada era calendarizado senão a vontade de cada um em participar.

António 'Feijão', Mendes 'Barbeiro', Lopes, Machado, Peixoto e outras figuras gradas de Infias como Artur Silva 'Jábasta', Fernando Alves, Breia, etc. vincaram Infias como um dos maiores baluartes do Entrudo do então município de Guimarães ao qual pertenceu até 1998.

Infias carrega mais de seis décadas de tradição de promoção e manutenção da tradição do Entrudo pelo que tudo, ainda que pouco, que o CCRRB possa trazer à rua na tarde de qualquer Carnaval, é sempre um elo de ligação entre o presente e o passado.

Este ano, já foi anunciado que mais limitado, o cortejo será a sua própria expressão, mais da vontade popular que do resto, todavia o Centro Cultural e Recreativo Raúl Brandão, não deixará cair o Carnaval num vazio. É só ver para crer.

- Brevemente o ddV vai editar no YouTube um vídeo de um remoto cortejo de Infias que a seu tempo divulgará. 


Partilhar