Deputados socialistas em roteiro pelo distrito de Braga


Deputados socialistas eleitos pelo círculo eleitoral de Braga, inclusive Irene Costa, deputada vizelense   realizaram um roteiro distrital dedicado à cultura.

A intenção destas visitas centrou-se na vontade de aprofundar no terreno e junto dos agentes culturais as suas necessidades, a sua atividade e as suas ambições, cumprindo assim com o compromisso eleitoral de se manterem próximos do círculo eleitoral por onde foram eleitos.

O roteiro denominado “Cultura em Movimento” teve início, sexta-feira, na Póvoa de Lanhoso e passou por diversos equipamentos e associações culturais em vários concelhos do distrito, nomeadamente em Barcelos, Vila Verde, Guimarães, Fafe e Cabeceiras de Basto.

Neste roteiro, foi possível conhecer e participar no Festival Nacional de Teatro – Ruy de Carvalho, no concelho da Póvoa de Lanhoso, visitar a obra e ouvir o testemunho da artesã Julia Côta, conhecer as aspirações e atividades da Academia de Música de Vila Verde e dos autarcas de Fafe e Cabeceiras de Basto sobre as relações entre o poder local e o Governo neste setor. 

Nas visitas aos monumentos nacionais, os deputados socialistas reuniram com a Diretora Regional de Cultura do Norte e com os respetivos diretores dos equipamentos onde tomaram conhecimento das suas preocupações e do plano de ação para os mesmos.

No Mosteiro de Tibães foi realizada uma conferência de imprensa onde se deu nota da marca diferenciadora do PS face a outras forças políticas quando assume funções governativas em matéria de investimento no setor cultural. Foi referida a meta do Governo para atingir 2,5% de Orçamento do Estado até final da legislatura.

Já no orçamento do Estado para 2023 verificou-se um claro e ímpar crescimento com reflexos no apoio sustentado às artes na ordem dos 114% mas também, no tocante à programação cultural em geral, graças ao investimento na Rede de Teatros e Cine-Teatros Portugueses, estão disponíveis para esse fim mais 10 M€ repartidos entre Administração Central e Autarquias.

No distrito de Braga, o apoio sustentado às artes beneficiou a Companhia de Teatro de Braga com apoios quadrienais no valor de 1,6 milhões de euros, a Associação Cultural Nome Próprio, de Guimarães, com 720 mil euros, a companhia de dança bracarense Arte Total com 720 mil euros e em apoios bienais a Sinfonieta de Braga com apoio de 240 mil euros ou os Encontros da Imagem que recebem 120 mil euros, num total de 3,4 milhões de apoios para o distrito de Braga.

No âmbito dos investimentos na área da valorização do património cultural este ronda os 6,5M€ no distrito. 

Foi dado conta que o Governo decidiu ainda adaptar monumentos e sítios com expressivos investimentos nas visitas virtuais e digitalização de espólio, entre eles o Castelo de Guimarães, Paço dos Duques de Bragança, Mosteiro de São Salvador, de Vilar de Frades e os museus dos Biscaínhos, D. Diogo de Sousa e Alberto Sampaio.


Partilhar