Nova creche da Santa Casa pronta em agosto

 


Realizou-se esta manhã assembleia geral da Santa Casa da Misericórdia de Vizela sob a presidência de Cipriano Alves. 
Avelino Pinheiro 

As contas de 2022 desta instituição e da Fundação Torres Soares foram aprovadas por unanimidade. A Santa Casa fechou o ano passado com um saldo positivo de 232.422,33 euros.

No que concerne a obras, o destaque foi para a construção de uma nova creche (no local onde estava a primitiva, em marcha, com um investimento de 961.931,20 euros.

Creche

O provedor Avelino Pinheiro aventou que em 31 de Agosto próximo esta obra deverá estar concluída. A creche vai albergar 42 crianças dos três meses aos três anos.

Lamentando a morosidade em dar respostas e o passo de caracol de diversas instituições do poder central, Avelino Pinheiro disse não haver ainda grandes novidades sobre a instalação de lar, centro de dia e creche em S. Paio de Vizela no antigo Instituto da Silva Monteiro. A apresentação de um candidatura ao Quadro Comunitário 2030 é  a meta próxima.

As contas da Fundação Torres Soares apresentaram um resultado líquido de 27.207,15 euros e foram aprovadas por unanimidade também.

O Bairro de S. José em S. João das Caldas foi vendido por 164 mil euros.

O Provedor anunciou que as casas das Barrocas em S. João das Caldas também seguem o caminho da venda, medida que só deverá avançar no final do ano desde que a Assembleia-geral de irmãos assim o aprove.

Em relação ao edifício da rua Dr. Abílio Torres onde funcionou a Segurança Social, a Santa Casa tem apalavrada a sua venda à Câmara de Vizela por 500 mil euros (100 mil por ano em cinco anos), mas que nos últimos tempos não houve qualquer novidade.

A Santa Casa dispõe de 192 funcionários mas com a reabertura da nova creche este número deverá subir para 204.


 


Partilhar