Vizelense Pereira Caldas pediu ajuda ao Rei para descendente da Família de Camões

 

1887 - Dia 20 de 0utubro de 1887. Visita a Guimarães de Sua Majestade El-Rei D. Luis I e restante família real na deslocação que fez ao Norte do Reino. A professora da escola oficial de Caldas de Vizela pediu a Vossa Majestade, a rainha, proteção para a referida escola. O Ex. mo Dr. Pereira Caldas, numa longa conversa com Sua Majestade, falou nas precárias circunstâncias em que se encontrava a Sr.ª D. Maria Joana de Alpoim Souza e Menezes, representante, por sangue de Vasco Pires de Camões, descendente da família do Poeta Luis Vaz de Camões. Foi também neste dia inaugurado por Sua Majestade, o monumento a D. Afonso Henriques, e lançada a primeira pedra da Escola Industrial Francisco de Holanda.

Revista “Occidente” nº 324 de 21 de dezembro de 1887.

(…) A família real, depois de descansar alguns momentos, recebeu os cumprimentos da câmara municipal, authoridades e corporações, sendo n´essa ocasião entregue a Sua Magestade a rainha, pela professora da eschola oficial das Caldas de Vizella, uma alocução pedindo-lhe para proteger a mesma eschola.”

(…) O distincto archeólogo o sr. Pereira Caldas, em uma longa conversação litterária que teve com El-rei, aproveitou o ensejo para lembrar a Sua Magestade as precárias circunstâncias em que se encontrava a sr. ª D. Maria Joanna de Alpoim Souza e Menezes, solteira, de 82 annos de idade e albergada no Recolhimento da Caridade. A referida senhora é representante, por sangue, de Vasco Pires de Camões, vindo para Portugal, da Galliza, no reinado de D. Fernando e, portanto, descendente da família do nosso grande épico. El-rei, com a costumada magnanimidade, estabeleceu á ilustre dama uma pensão vitalícia de 12$000 reis mensais.”






Pesquisa de António Cunha 

Vizela tem um travessia do rio com o nome de Ponte D. Luís I.


Partilhar