Presidente da Vizela SAD na Cimeira de Presidentes da Liga de Futebol


Joaquim Ribeiro considerou importante o evento para o desenvolvimento do futebol português. 

   Vídeo 

Realizou-se ontem a X Cimeira de Presidentes da Liga Portuguesa de Futebol, que decorreu no Convento de São Francisco, em Coimbra – precisamente o local que, em março de 2018, acolheu a primeira edição do evento -, e que contou com a presença da esmagadora maioria da Liga Portugal bwin e da Liga Portugal SABSEG.


A SAD do Futebol Clube de Vizela esteve representada pelo seu presidente Joaquim Ribeiro que prestou declarações aos meios de comunicação da LP e que pode ouvir no vídeo que aqui reproduzimos. 

O site da Liga revela que "O encontro terminou com uma série de conclusões sobre os três temas em discussão, apresentadas pelo Presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, que começou a reunião, a última do segundo mandato, com uma visita ao trabalho realizado nos últimos oito anos, recuando a 2015, ano em que chegou à presidência, assumindo a liderança de um organismo com três épocas consecutivas de contas negativas e à beira da falência, até ao presente, em que a Liga Portugal se consolidou como uma instituição financeiramente sólida – sete anos seguidos de contas positivas – e preparada para enfrentar os desafios que a aguardam no futuro imediato. Pedro Proença traçou ainda os grandes desafios para quem liderar a Liga Portugal no próximo quadriénio: a Centralização dos Direitos Audiovisuais, a diminuição dos custos de enquadramento de atividade do setor, nomeadamente no que às despesas fiscais diz respeito, e a internacionalização do Futebol Profissional português.


Centralização dos Direitos Audiovisuais

Em discussão nesta X Cimeira de Presidentes estiveram três temas absolutamente determinantes para o futuro da Liga Portugal e do Futebol Profissional, a começar pela Centralização dos Direitos Audiovisuais. A Liga Centralização, empresa criada para liderar o processo, fez um balanço do trabalho efetuado, saindo do encontro com o reforço da confirmação de que os prazos estabelecidos no Decreto-Lei 22-B/2021 – apresentação do modelo centralizado à Autoridade da Concorrência em 2026 e implementação do modelo em 2028 – serão cumpridos. Em fase de consolidação estão também o Regulamento Audiovisual, determinante para a melhoria da qualidade do produto, e o Regulamento de Controlo Económico, decisivo para o equilíbrio financeiro dos Clubes, que serão aprovados até ao final da época 2022-23. Os presidentes congratularam-se com o trabalho desenvolvido pela Liga Centralização, destacando a importância do mesmo para garantir as condições necessárias ao aumento da competitividade do Futebol Profissional.



Plano Estratégico 2023-27

Em seguida, a consultora EY apresentou aos Presidentes o Plano Estratégico 2023-27, no qual foram apresentados aqueles que devem ser os pilares de intervenção da Liga Portugal para o próximo quadriénio. Foi destacada a importância que os próximos quatro anos desempenharão no desenvolvimento do Futebol Profissional, que terão de ser enfrentados com enorme grau de profissionalismo e tecnocracia, pressupostos que desaconselham aventureirismos. Os Presidentes deram os parabéns pelo trabalho desenvolvido pelo EY e deixaram um apelo ao Presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, e à Direção Executiva que o acompanha, para que deem, durante o quadriénio 2023-27, continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos anos.

Arena Liga Portugal

A terminar foi apresentado aos Presidentes um balanço das obras de construção da Arena Liga Portugal, cuja conclusão está prevista para novembro de 2023. Um espaço que será referência global em termos de inovação, conceito e qualidade e que será decisivo para a criação de valor para a Liga Portugal e para os Clubes que a compõem. A Cimeira de Presidentes congratulou-se pelo desenvolvimento das obras e pelos prazos de construção estarem dentro do previsto, destacando ainda a importância de a construção desta infraestrutura não onerar os orçamentos dos clubes".


Partilhar