Programa da Santa em Guimarães


Música Religiosa, Exposições e Procissões para viver em Guimarães “da Quaresma à Páscoa”


Câmara Municipal de Guimarães desenvolve programa, em articulações com várias instituições, que se estende entre os dias 24 de março e 9 de abril


A cidade de Guimarães prepara-se para receber "A Paixão de Guimarães", um percurso cultural que irá levar os visitantes a descobrir peças de elevada qualidade artística relacionadas com a Quaresma, em 18 locais diferentes da cidade. Desde igrejas a museus, o visitante poderá apreciar três peças do acervo de cada instituição parceira relacionadas com o tema da Paixão.


Os visitantes poderão iniciar e terminar o percurso quando quiserem, entre os dias 24 de março e 9 de abril. Além disso, haverá quatro passos da Paixão espalhados pela cidade. A entrada é sempre livre, mas limitada à capacidade dos espaços.

Além do percurso cultural, a cidade também será palco de celebrações religiosas, como a Procissão dos Santos Passos, Via Sacra, Bênção e Procissão dos Ramos, Missa Vespertina da Ceia do Senhor e Lava-pés, Procissão das Endoenças, Celebração da Paixão do Senhor, Procissão do Enterro do Senhor, Celebração da Vigília Pascal e Celebração de Envio dos Compassos Pascais.

Para completar a programação, a VII edição do Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães apresentará um programa variado com agrupamentos e artistas internacionais e locais, como "Musica Antigua-Eduardo Paniagua", Lev Vinocour, e Ensemble Bonne Corde.

Paulo Lopes Silva, Vereador com os pelouros de Turismo e da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães, na apresentação do programa em conferência de imprensa, destacou a “riqueza cultural [presente no] programa diversificado que inclui a Orquestra de Guimarães, o Quarteto de Cordas e os vários grupos corais.” 

O Vereador afirmou que este evento “tem como objetivo aumentar a dimensão internacional da cidade e promover o crescimento e divulgação dos grupos culturais locais, bem como proporcionar o contacto com artistas de dimensão global.” Destaque ainda para a exposição "Paixão de Guimarães", que apresenta peças que não estão permanentemente em exposição e que agora podem ser apreciadas pelos vimaranenses.

Na globalidade do evento, são esperados milhares visitantes, tanto nacionais quanto estrangeiros.

Em termos de ocupação turística, o setor da hotelaria registou em 2022 (período de retoma) uma taxa média de ocupação-quarto de 77,7 por cento, sendo que, em algumas unidades hoteleiras, se verificou uma taxa de ocupação muito próxima dos 100 por cento. Já no que respeita às restantes tipologias de alojamento para turistas, designadamente os empreendimentos de turismo de habitação e no espaço rural e o alojamento local, da amostra habitualmente recolhida pela Divisão de Turismo, a taxa média de ocupação rondou os 88%.

É expectável que a edição de 2023 do evento "da Quaresma à Páscoa" contribua para que se superem os valores de ocupação turística pré-pandemia.

Foto

Partilhar